Cotidiano

Depressão devasta mais de 300 milhões de pessoas no mundo

Especialista sinaliza para os fatores estressores que disparam o processo depressivo.

Jaqueline Vaz - Agência Educa Mais Brasil
24/04/19 às 14h03
Agência Educa Mais Brasil

A depressão vem ganhando território a cada dia na vida das pessoas e exemplo disso foram dois casos que surpreenderam fãs de todo Brasil. Na semana passada, o youtuber e humorista, Whindersson Nunes, desabafou no twitter, revelando estar com sentimentos de angústia, tristeza e o relato mais impactante sem vontade de viver. Já no último domingo (21), a doença, relacionada a não superação da perda da mãe e do irmão, foi o principal motivo que levou a óbito a ex-caloura mirim do programa Raul Gil, Yasmim Gabrielle, de 17 anos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo e a estimativa é de que este número seja ainda maior até ano que vem. No Brasil, a doença atinge 5,8% da população brasileira, além dos distúrbios relacionados à ansiedade que afetam 9,3%.

 

Ainda conforme a OMS, os transtornos de ansiedade e o esgotamento emocional são as principais queixas de funcionários nas empresas. No ano de 2016, foram afastados do serviço pela Previdência Social cerca de 75,3 mil trabalhadores por razões psicológicas .

 

Na visão do psiquiatra Francisco Medauar, que também leciona na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), a depressão se enquadra em um quadro de tristeza, insatisfação mais intensa e crônica, que se arrasta por dias. “Para um paciente ser diagnosticado com depressão é necessário apresentar pelo menos 14 dias seguidos dos sintomas de tristeza, humor deprimido e até irritabilidade”. O especialista também sinaliza para os ‘gatilhos’ que disparam o processo depressivo, causados por acontecimentos que marcaram de forma negativa. Perdas de parentes próximos, endividamento, preocupação excessiva com trabalho e estudos são alguns dos gatilhos mais comuns.   

Dentre os sintomas que evidenciam a depressão estão a alterações da memória, da atenção e principalmente do humor. De acordo, com o psiquiatra o paciente pode apresentar “menos energia, insônia ou hipersonia (sonolência excessiva durante o dia), ficar mais triste, interagir menos, além de alterações cognitivas”.

Ligue para o CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos, que presta serviço gratuito de prevenção ao suicídio e apoio emocional em todo o Brasil. Todas as pessoas podem recorrer ao CVV para conversar sob total sigilo e anonimato. O contato pode ser por telefone pelo 188 que funciona 24 horas e sem custo de ligação, pessoalmente em dos 93 postos de atendimento ou pelo site www.cvv.org.br, por meio do chat e também e-mail. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.