Cotidiano

Ministério do Turismo, Tijoá e Evoluir finalizam etapas de formação do projeto Mundo da Leitura em Pereira Barreto

Iniciativa beneficia diretamente mais de 300 alunos do município, colaborando para incentivar a leitura e formar cidadãos mais conscientes

H+Andradina - Pereira Barreto
21/10/21 às 16h06
Divulgação

Os professores da rede municipal de Pereira Barreto (SP) já estão com tudo pronto para embarcar em uma viagem mágica, divertida e com muito aprendizado no projeto Mundo da Leitura.

O total de 37 educadores de cinco escolas do município participaram dos quatro encontros de formação realizados no primeiro semestre , onde descobriram como utilizar de maneira dinâmica e lúdica.

Cada instituição recebeu um acervo com 100 livros dentro de um lindo e colorido baú. O evento de encerramento será no dia 28 de outubro, em uma animada live com contação de histórias no YouTube, narrada por Thayame Porto.

A iniciativa, desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, conta com o apoio da Tijoá, da Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. A edição deste ano abrange a E.M.E.I Assumpta Scatena Garcia, E.M.E.I Emília, E.M.E.I Marques De Rabicó, E.M.E.I Sítio Do Pica Pau Amarelo e E.M.E.I Tia Nastácia.

“É uma grande satisfação contarmos com a participação e o engajamento dos educadores de Pereira Barreto no Mundo da Leitura, um projeto criado não só para fomentar o gosto pela leitura, mas também para ajudar a formar cidadãos ativos na construção de uma sociedade mais consciente e crítica”, destaca Junior Ribeiro, coordenador do projeto na Evoluir.

“Mesmo diante dos obstáculos impostos pela pandemia, conseguimos com um esforço coletivo nos reinventar, utilizando as ferramentas tecnológicas ao nosso alcance com grande sucesso para continuar transformando realidades de forma positiva em um contexto de tantas mudanças”.

“Tivemos logo de início uma acolhida tecnológica que nos possibilitou caminhar pelas plataformas com mais segurança e apoio, para poder transferir aos alunos com mais propriedade os conteúdos que precisamos oferecer”, conta a professora Vilma de Almeida, uma das educadoras que completaram as formações.

“Os encontros foram recheados de novidades, orientações, provocações, reflexões que ampliaram meus conhecimentos e estimularam minha vontade de fazer mais e melhor o meu trabalho, utilizando ainda um material atrativo e com fundamentos educacionais que podem ser explorados pelo professor de inúmeras maneiras”, revela. “Foi, sem dúvida, uma experiência muito valiosa”.

“O projeto Mundo da Leitura veio para enriquecer e aprimorar o nosso ano letivo com atividades e dinâmicas desafiadoras e acolhedoras, sendo muito bem recebido pelos educadores”, aponta Silmara Vania Muniz da Silva, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Pereira Barreto. “Além de ser prazeroso, ler aguça o potencial cognitivo e criativo do aluno e promove o desenvolvimento do vocabulário, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita”, avalia.

“Em complemento, o advento da informatização provocou diversas mudanças na maneira como interagimos com o mundo, alterando aspectos como relações políticas, econômicas e sociais, e assim também a educação, com a utilização das metodologias ativas”, acrescenta. “Neste contexto, o projeto se mostrou atual e inovador, garantindo dinâmicas  e interações divertidas, a busca pela infância e o prazer de ler e a desenvoltura das formadoras, compondo um ambiente alfabetizador e rico”, conclui.

“A Tijoá ficou muito satisfeita em patrocinar esse projeto e saber que estamos contribuindo para o incentivo à leitura é muito gratificante. Nosso desejo é que os professores e os alunos façam um excelente uso do baú e que projetos como esse possam trazer cada vez mais incentivos para o tema”, afirma a empresa.

Sobre o Mundo da Leitura 

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade.

Sobre a Tijoá

A TIJOÁ PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS S.A. – TIJOÁ - é a concessionária de geração de energia elétrica responsável pela gestão, operação e manutenção da usina hidrelétrica TRÊS IRMÃOS (UHE TRÊS IRMÃOS).

A concessão da UHE Três Irmãos foi outorgada para a TIJOÁ através do Leilão ANEEL 02/2014, ocorrido em 28 de março de 2014 e o prazo da concessão é de 30 anos, contados a partir de 10 de outubro de 2014.

A UHE TRÊS IRMÃOS, localizada no município de Andradina, na região do baixo Tietê, no estado de São Paulo, possui cinco unidades geradoras, capacidade instalada de 807,5 MW e energia assegurada de 217,5 MW. A usina conta ainda com uma estrutura de duas eclusas e um canal que possibilitam a navegação pela hidrovia Tietê-Paraná.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e  torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.

Saiba mais: www.evoluir.com.br . (Divulgação).

Live de Encerramento:  Dia 28/10  - Livro: Os Heróis e os ODS para os pequenos cidadãos 

Horário: 19h

Onde: https://www.facebook.com/evoluircultural e https://bit.ly/2YWaSY8 .

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.