Cultura

Andradina dá adeus ao reizeiro Zé Botinha

Andradina perde um dos ícones da cultura popular do município: Zé Botinha (69), da Folia Capelinha de Belem.

Hugo Leonardo - redação Hoje Mais Andradina
07/12/19 às 09h43
(Arquivo Pessoal)

Andradina perde um dos ícones da cultura popular do município: Zé Botinha (69), da Folia Capelinha de Belem. Grande expoente da organização dos encontros de folias de reis no município.

Zé Botinha morreu na madrugada de ontem, e segundo informações, ele passou mal após ingerir muita carne de porco. Ele sofria de gota e adoeceu nos últimos dias.

Em memória a ele, que foi os precursores das folias de reis em Andradina, vários reizeiros e folias realizaram um cortejo fúnebre com música e dança em seu enterro na manhã de hoje (7).

“Zé Botinha  sempre esteve otimista e batalhou juntamente com os companheiros para não deixar a tradição as folias de reis. Sempre firme para não perder a tradição” disse Fernando Magno, ativista cultural e ex Secretario de Cultura de Andradina.

Para Magno, a folia de reis é uma tradição típica da cidade, que com suas bandeiras e cantorias levam alegria, som e a fé para todos os fiéis.

“Se foi um homem tão simples como essa tradição. Hoje temos um luto com danças e homenagens”, finalizou.

Coincidência ou não, no próximo mês, acontece o Encontro das Folias de Reis, e a figura de Zé, com certeza, jamais será esquecida.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.