Geral

Acqualinda: Um novo reinado para Andradina

“Já passei por diversos momentos durante a minha vida e os elementos da natureza sempre estiveram presentes, e partindo das terras que desbravei e reflorestei onde o fogo até me gerou prejuízos, mas me fez crescer, chego agora na fase da água com um projeto altamente sustentável, pois cada litro de água retirado para fazer de Andradina e região um local de turismo, lazer e geração de emprego, vai ser devolvido à natureza de maneira limpa como assim deve ser”, discorreu o empresário.

Andradina - Hugo Leonardo - Redação Hoje Mais Andradina
13/05/19 às 13h53
(Cleber Carvalho)

No último dia 18 de abril o empresário Mário Celso Lopes convidou autoridades e alguns de seus colaboradores para comemorarem o encerramento da primeira etapa de um sonho. Naquela semana anterior o poço tinha jorrado a confortável temperatura de 48 graus. Mário, que é uma das maiores celebridades das redes sociais em Andradina, anunciou pessoalmente o feito lavando o rosto nas águas do poço e levando os netos para brincar na lama que se formou no terreno localizado entre as rodovias Marechal Rondon e Euclides de Oliveira Figueiredo.

Sem maiores formalidades, fez o mesmo com os convidados oficiais, levando até mesmo a recatada prefeita de Andradina Tamiko Inoue a se banhar nas águas. Ele também compartilhou o momento com amigos e a família do escritório MCL Empreendimentos. Havia muito o que se comemorar.

Há 5 meses o poço que vem sendo perfurado no Aquífero Guarani chegou a profundidade de 1.070 metros, com vazão de 240 metros cúbicos por hora, pressão de 40 mca e temperatura adequada para o empreendimento. O poço tem uma vazão de 6 milhões de litros por dia, o que dá para atender uma cidade com 115.200 habitantes.

"As águas do poço do Acqualinda serão as divisoras de um novo tempo de desenvolvimento para Andradina. O empreendimento, nascido da visão individual do empresário Mário Celso Lopes, só pode ser comparado ao empreendedorismo de Moura Andrade na abertura de Andradina, que na época foi conhecida como “Canaã das Selvas”.  A Terra Prometida.

(Cleber Carvalho)

Para o engenheiro civil, Walter de Oliveira, responsável pela perfuração do poço, em 48 anos de experiência este é o segundo poço artesiano de maior vazão que ele perfura. “É uma água com qualidade e quantidade para realmente transformar a vida de toda a região”, garantiu Walter.

A promessa das águas

O Parque Aquático Acqualinda com certeza já está mudando os caminhos planejados para o futuro da região e começa a se tornar realidade. A expectativa é que o projeto comece a receber os primeiros visitantes já no verão de 2.020, inaugurando uma nova fase no contexto econômico e turístico de Andradina. Por si, o empreendimento já garantirá a classificação de Município de Interesse Turístico junto ao Governo do Estado de São Paulo.

É importante lembrar que há quase duas décadas as cidades do extremo Oeste de São Paulo, como Castilho, Ilha Solteira e Pereira Barreto, tentam se desenvolver baseados no turismo de pesca, lazer e esportes náuticos. Entre esses municípios, Andradina é a cidade que se encontrava mais distante desta vertente de desenvolvimento turístico pela distância geográfica das águas dos grandes lagos formados pelas hidrelétricas nos rios Paraná e Tietê.

Com o empreendimento, a cidade poderá receber o selo de Cidade de Interesse Turístico e ainda disparar na frente das demais, se tornando uma referência nacional e quem sabe internacional, nesta modalidade de turismo.

(Cleber Carvalho)

Empregos

Além da capacidade para gerar 2 mil empregos diretos e indiretos no parque em si, como centro turístico regional, Andradina passará por um “boom” de desenvolvimento da atividade hoteleira, alimentação e entretenimento.

Acesso

O Thermas Acqualinda terá acesso através de dispositivo próprio, pela Integração, dotado de sub-alça e a empresa responsável por sua execução já deu entrada do projeto na Via Rondon e Artesp. O Governo de Andradina já se comprometeu em pavimentará o trecho da vicinal ao lado do parque. O projeto viário é fantástico, será executado pela Via Rondon, Estado e Município e possibilitará um percurso seguro e sem engarrafamento.

Comércio da Água

Mário Celso ainda tem em vistas a entrada no comércio de água, já que o poço, com capacidade suficiente para atender “duas Andradinas”, com água suficiente para o empreendimento e envasamento. A marca de sucesso também poderá movimentar outra indústria com mais empregos e geração de renda. “Pretendo instalar aqui uma grande marca de água mineral com vistas ao consumo humano a nível regional”, divulgou Mário.

Resort

A segunda fase de construção do projeto, será direcionada a um resort. O complexo turístico já nascerá entre os mais relevantes do Brasil com capacidade para 15 mil pessoas. Com garantia de hospedagens de qualidade, ele entrará na mesma faixa de qualidade dos grupos Beach Park de Fortaleza, Rio Quente Resort em Goiás e Thermas Laranjais em Olímpia.

Um corpo de arquitetos e urbanistas estão trabalhando no desenvolvimento de planos estratégicos. Eles são especialistas em “Master Plans” de Resorts, Parques Aquáticos e Temáticos, Centros de Entretenimento, Hotéis, Loteamentos e Condomínios.

“A indústria do turismo é a que mais cresce no mundo e além de projetarmos um empreendimento com viabilidade econômica entre parque, resort e o Crystal Laggoons, o projeto também é altamente sustentável já que cada litro que extrairmos do Aquífero Guarani o devolveremos limpo à natureza“, comentou Mário Celso.

(Cleber Carvalho)

Lições de Casa

O projeto do empresário foi acolhido desde início. Fazendo a lição de casa, a prefeita Tamiko Inoue pôs a disposição toda a equipe interrelacionada para apresentação do projeto e apoio de infraestrutura e planejamento.

Na opinião da prefeita, o Parque Aquático Acqualinda, que deve mudar o perfil socioeconômico da região e colocar Andradina como um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, o que é um fator importante para a transformação da realidade econômica do município além de ser um marco transformador na vida dos andradinenses.

Tamiko esteve ao lado do empresário durante a apresentação do projeto ao Governo do Estado de São Paulo na Secretaria de Turismo.

“O Parque Aquático Acqualinda vem em um momento importante para Andradina já que os investimentos feitos na infraestrutura prepararam a cidade para esta nova fase de desenvolvimento. Este empreendimento se torna ainda mais especial porque é um andradinense acreditando no potencial da nossa cidade e temos que ressaltar esta grande iniciativa do empresário Mário Celso”, comentou a prefeita Tamiko Inoue.

Na agenda marcada pela prefeita, o empresário expôs seu projeto diretamente ao secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, no Palácio dos Bandeirantes. Na mesma hora, em Andradina, o poço jorrava pela primeira vez. Diante da envergadura do projeto, Lummertz anunciou que o Governo do Estado estará junto para a viabilização do Acqualinda em Andradina.

“Estamos reestruturando o Turismo no Estado de São Paulo e incentivar projetos e investimentos como este de Andradina será uma de nossas prioridades e nos colocamos à disposição para ajudar em tudo que pudermos”, comentou o secretário estadual e ex-ministro do Turismo.

O secretário municipal de Turismo, Hugo Rocha Zamboni, participou da reunião e garantiu que todas as ações da secretaria buscarão apoiar e preparar para que a cidade esteja preparada para a nova realidade econômica. “A indústria do turismo é a que mais cresce no mundo e o parque aquático com águas termais e temático vai colocar Andradina na rota de uma das cidades mais visitadas do País. Para isso, estamos estruturando o Plano Municipal do Turismo, para que estejamos totalmente preparados para recepcionar nossos visitantes”, comentou Zamboni.

“Esta integração entre empreendedor e o poder público é a base para o desenvolvimento sustentável da atividade turística que vai abranger não só Andradina como toda a região” afirmou o secretário municipal de Comunicação e turismólogo, Juliano Silva.

Já na primeira fase de funcionamento a expectativa é que o parque chegue a gerar até mil empregos diretos. O município está preparando uma agenda de cursos de preparação e integradores em parceria com a Univesp e o Centro Paula Souza.

“A expectativa é que o Acqualinda transforme a realidade socioeconômica de Andradina e já estamos traçando políticas públicas para que tenhamos mão-de-obra especializada e assim aproveitar as vagas de empregos criadas para a nossa população andradinense”, disse a secretária de Desenvolvimento, Emprego e Renda, Jane Martins. 

Outra vertente governamental deverá acontecer através da gerência de negócios e operações da Desenvolve São Paulo. Segundo o gerente, Rafael Bergamaschi, existem linhas de crédito disponíveis pela agência de fomento que incentiva o desenvolvimento das empresas paulista através de financiamentos ligadas ao BNDES.

(Cleber Carvalho)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 COMENTÁRIOS
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2019 - Grupo Agitta de Comunicação.