Pimenta

EXTRA! EXTRA! Ainda é janeiro e lista de pré-candidatos só aumenta em Andradina

Entre os que já confirmaram publicamente suas intensões de concorrer à prefeitura e aqueles que estão trabalhando nos bastidores da política a lista de possíveis candidatos a prefeito de Andradina para as eleições 2020 é extensa.

Hugo Leonardo
17/01/20 às 09h38
(Imagem ilustrativa)

Entre os que já confirmaram publicamente suas intensões de concorrer à prefeitura e aqueles que estão trabalhando nos bastidores da política a lista de possíveis candidatos a prefeito de Andradina para as eleições 2020 é extensa. Se as indefinições do quadro se prorrogarem, a lista pode até aumentar, com  os nomes de quem é citado por terceiros e até mesmo os que já negaram candidatura.

Nestas eleições apareceram alguns fatores atípicos, como a união de ex concorrentes, como Flávio Amorim e Maurício Carneiro e a possibilidade de retorno às urnas do ex-prefeito Jamil Ono.

Neste cenário, onde todo mundo se acha igual e acha que pode, está difícil prever nomes que “vão às cabeças” e quem deve ser vice. A previsão sombria é que sobrarão “passas-moleque” e puxadas de tapete.

Os prefeitáveis - (ordem alfabética)

(foto: Hugo Leonardo)

Bombeiro Moro

Terceiro sargento PM Mário Antônio Pires Moro, o bombeiro Moro, trabalhou na polícia Militar do Estado de São Paulo de 1987 até 2011 serviu em várias unidades do interior e capital onde participou de diversas ocorrências de volto fatos marcantes que traz na memória como a queda do avião da TAM, o apoio na ocorrência em Santa Catarina e a que mais  marcou a sua carreira, o desastre que não abalou apenas São Paulo, mas o Brasil todo: o acidente da cratera do metrô estação Pinheiro linha amarela ocorrido em 2007.

Longe do cenário do herói, Moro se candidatou a deputado estadual pelo PSL e obteve 7.910 votos. Agora ele tem o desafio de optar pelo destino de ser candidato a prefeito pelo partido ou a vereador.

(foto: Cleber Carvalho)

Fernando Magno

Figura singular, Fernando Magno diz ter coragem para acordar e lutar todos os dias, e enfrentar as consequências de suas lutas. Ele assume para si, perfil semelhante daquele que diz ser seu mestre: o prefeito Jamil Ono.

Na atualidade, Fernando, Que deixou o PC do B para ingressar no PP, é visto como um “coringa”, podendo tanto ser opção para uma composição como vice na majotitária, ou alçar voo como candidato a prefeito pelo PP.

Desde muito jovem Fernando Magno sempre participou politicamente, socialmente, até chegar a ocupar importantes cargos no Executivo municipal.

Fernando se diz grato pelas oportunidades que Deus tem lhe oferecido e com a capacidade e continuar aprendendo e, evoluindo. Apesar da imensa gratidão declarada ao prefeito Jamil Fernando pode ser surpresa no cenário.

(Cleber Carvalho)

Flavio Amorim

Flávio Amorim é um dos candidatos mais cortejados neste período pré-eleitoral. Mas enquanto todos querem o “doutor” para vice, talvez seus planos pessoais levem a uma nova candidatura a prefeito.

Flavio chegou em Andradina em 1988, após ter desistido de participar das eleições a prefeito de Tucuruí. Ele participou das primeiras eleições em 1996, sendo eleito vereador e se reelegendo. Depois, se tornou vice-prefeito na Administração do Ernesto Silva. Depois foi candidato a vice novamente, mas de Marcos Pilla. Suas primeiras eleições a prefeito em 2012, Flavio ficou em segundo lugar a prefeito com 4.867 votos, numa campanha com dois cabos eleitorais, segundo conta.

Nas últimas eleições ele recebeu 12.191 votos e o cacife necessário para por seu nome à prova.

Geraldo Shiomi JR

Recém eleito presidente da Câmara Municipal de Andradina, o advogado e vereador Geraldo Shiomi Júnior é indicado como um dos expoentes para a disputa à prefeito por Andradina nas próximas eleições.

Ele obteve uma votação bastante expressiva para vereador, com 575 votos e se destacou na oposição ao atual governo.

Shiomi nasceu na cidade de Lins-SP, mas reside em Andradina há 50 anos. Ele tem, atualmente, 58 anos de idade, é casado com Vanessa Mendes Abido Shiomi e tem três filhos: Geraldo Shiomi Filho, Maristella Larissa Apolinário Shiomi e Laís Abdala Nobrega Shiomi.

(foto: Cleber Carvalho)

Guto Marão

Eleito com o maior número de votos nas eleições de 2016 (851), para vereador,  ao virar a folha do calendário de dezembro, Guto Marão, irá encarar a decisão: se recebe o apoio para uma candidatura a prefeito ou vice, ou segue para um segundo mandato para vereador.

Por ser empresário e comerciante, ele sempre teve o compromisso de representar a classe, buscar apresentar projetos que fortaleça o comércio local, defender interesses e contribuir para o crescimento da cidade. Mas o trabalho legislativo levou-o a abraçar outras causas e seu nome começou a ser cotado. Seja qual cargo pretender Guto faz parte dos políticos que buscam renovação.

(Foto: Cleber Carvalho)

Jamil Ono

Nascido em berço camponês, Jamil Akio Ono, saiu jovem de Andradina onde vivia em uma pequena propriedade rural arrendada pelos pais do grande latifundiário JJ Abdala para estudar. Estudou na USP no largo de São Francisco, onde cursou direito e se especializou em Literatura Japonesa no Japão. Ele tinha uma carreira no ramo imobiliário em São Paulo antes que voltasse para Andradina e iniciasse sua carreira política. Foram três mandatos de vereador antes que se elegesse em 2008 a prefeito pelo PT, foi reconduzido ao cargo nas eleições 2012 pelo PT e ainda fez sua sucessora, a Professora Tamiko Inoue pelo PC do B.

Neste período Jamil também foi candidato a Deputado Estadual por duas vezes (uma pelo PSC e outra pelo Patriotas, partido que está até hoje). Atualmente está no corpo de assessores do governo de Andradina e é um dos nomes mais cotados para as eleições 2020.

Jamil ainda mora com a mãe Hideko e é casado Marcia Norie Ueda Ono, com quem tem os filhos Jun’it e Natari. Ele ainda tem um filho caçula, Samuel, assumido no seio familiar.

(Cleber Carvalho)

Marcelo Mariano

O Ex-vereador Marcelo Mariano em mais de 20 anos em carreira política, ficou como primeiro suplente de vereador com 221 votos em 1996. Em 2000 veio a primeira eleição com a segunda maior votação da cidade 941 e fez um mandato de vereador dos mais presentes de sua legislatura o que o motivou a tentar a candidatura à prefeito em 2004.

Dois anos depois, Marcelo sai candidato a deputado federal e se elege, mas na recontagem de votos da coligação Marcelo acabou perdendo o direito a uma cadeira na Câmara Federal, ficando como suplente do partido.

Marcelo foi vice do então prefeito Ernesto Silva. Nas eleições em 2010. Mariano novamente sai candidato a deputado federal, obtendo 13.500 votos e se elege vereador novamente em 2012. Hoje se dedica ao escritório de Advocacia e o Hotel São Jorge.

´(foto: Arquivo Pessoal)

Marquinho do Debate

Ele anda a pé, não tem casa e pretende fazer uma campanha sem gastar um centavo. Assim se apresenta o jornalista Marco Aurélio Souza Santos (Cidadania) que se diz cansado de reportar o cenário político e resolveu entrar para a disputa.

Em sua proposta e fala de uma revolução de costumes na administração que passa pelo atendimento de desejos simples da população, como a redução do número de secretários de 22 para 8, e das centenas de assessores para 50. Parafraseando Franco Montoro, Marquinho, aos 50 anos, afirma que seu maior sonho é ver realizadas não só grandes obras de infraestruturas, mas pequenas obras como dar autonomia as secretarias estratégicas como Turismo, para seguir um plano que ultrapasse os limites de uma administração e projete Andradina ao longo de décadas, dar estrutura a Saúde a realizar demandas que hoje demoram anos a ser cumpridas e valorizar a educação como fomentadora do desenvolvimento humano.

Em outro `insight` Marquinho acredita que já é preciso pensar e se preparar para o que fazer com a onda de empolgação movida pelo Parque Termal Acqualinda.

(Divulgação)

Maurício Carneiro

O advogado Maurício de Oliveira Carneiro já demonstrou seu interesse pela política desde cedo e foi eleito em 2012, quando conquistou o cargo de vereador com 643 votos. Em 2014 esteve novamente em campanha e surpreendeu ao receber quase 11 mil votos para Deputado Federal, algo que demonstrou o desejo da população por sangue jovem na política.

Mauricio Carneiro também já foi candidato a prefeito em 2016 obtendo 5.023 votos. Ele declara estar seguro por uma nova disputa, já que acredita ser capaz de preparar a cidade para o futuro.

(foto: Cleber Carvalho)

Sérgio Santaella

O vereador tipo linha dura com o governo, Sérgio Santaella está em seu segundo mandato como vereador e é uma dos mais presentes nas redes sociais. Polêmico e de posições fortes, Santaella está no DEM, mesmo partido de Flávio Amorim e Maurício Carneiro, mas passou a ser cogitado como uma opção para que o partido possa tentar uma possibilidade de aliança.

Tamiko Inoue

Com votação de 14.148 votos na última eleição e uma aprovação de mais de 50% em seu mandato, a atual prefeita de Andradina professora Tamiko se diz fora do cenário das próximas eleições. Isso pode até ser um desejo particular, mas a sua mudança de partido (do Pc do B) para o PSDB e o apoio do Governador João Dória a sua candidatura pode mudar os rumos da professora novamente. Tamiko está no partido certo e é considerada um nome seguro para uma composição na majoritária. Vice ou candidata a reeleição, essa mulher do campo que marcada por uma educação e ética fora de qualquer limite, tem se demonstrado mais forte do que muitos homens que já ocuparam a cadeira de prefeito de Andradina.

(Foto: cleber Carvalho)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.