Saúde

Baixas temperaturas pioram sintomas de doenças reumáticas; veja cuidados

População idosa sofre mais com o impacto do frio; piora dos sintomas ocorre devido ao processo de vasoconstrição, que diminui a circulação de sangue nas articulações e músculos, causando dores intensas.

Saúde  - Agência SP 
16/07/26 às 10h24
Os idosos sentem mais o impacto do frio. Foto: Divulgação/Governo de SP

As baixas temperaturas pioram os sintomas das doenças reumáticas, e os idosos sentem mais o impacto do frio. A intensificação dos incômodos ocorre devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos, processo conhecido como vasoconstrição periférica, que reduz a perda de calor corporal. Esse mecanismo diminui a circulação do sangue nas extremidades e provoca, por consequência, a retração nos tecidos conectivos, tendões e músculos, gerando rigidez e dores agudas principalmente nas articulações das mãos e dos pés.

A reumatologista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) de São Paulo, Dra. Nafice Araújo, orienta o uso de agasalhos e a prática supervisionada de atividades físicas leves. “É comum o paciente ficar mais quieto devido à dor e ao próprio frio, porém insistir no exercício físico é essencial, pois o bem-estar corporal é sentido pouco depois de encerrar a prática”, comenta.

Idosos precisam de cuidados redobrados

O envelhecimento eleva naturalmente os desgastes articulares, piorando os sintomas das doenças reumatológicas. A combinação anterior pode ser intensificada pelo frio e prejudicar a funcionalidade da pessoa idosa, aumentando os riscos de quedas domésticas e do isolamento social, relacionado à dificuldade de movimentação. O quadro traz ainda mais sofrimento físico e emocional a esta população.

A especialista do Iamspe reforça a importância da adesão rigorosa ao tratamento. “Estar com a medicação em dia, ir às consultas, realizar refeições nutritivas, controlar o peso corporal e praticar atividades físicas leves regularmente são medidas essenciais para o bem-estar físico do doente reumático, principalmente no inverno”, conclui a reumatologista do Iamspe, Nafice Araújo.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM SAÚDE
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.