Saúde

Sangramento nasal: quando é comum e quando merece atenção médica

Ver sangue saindo pelo nariz costuma assustar, mas nem sempre é sinal de um problema grave.

H+ Andradina 
28/07/26 às 16h13

O sangramento nasal, conhecido pelos médicos como epistaxe, é uma condição bastante comum e pode acontecer em crianças, adultos e idosos.

Segundo a médica otorrinolaringologista Dra. Thais Matsuda Assunção, a maioria dos episódios ocorre na parte da frente do nariz, onde existem pequenos vasos sanguíneos muito delicados.

"Tempo seco, rinite alérgica, gripes, resfriados, uso inadequado de medicamentos nasais e até o hábito de colocar o dedo no nariz podem provocar o rompimento desses vasos e causar o sangramento", explica.

Na maioria das vezes, o sangramento é pequeno e pode ser controlado em casa. A orientação é manter a calma, inclinar levemente a cabeça para frente e apertar a parte macia do nariz por cerca de 10 minutos, sem interromper a pressão para verificar se o sangramento parou. Colocar a cabeça para trás não é recomendado, pois o sangue pode escorrer para a garganta e causar desconforto.

A Dra. Thais alerta que é importante procurar atendimento médico quando o sangramento dura mais de 20 minutos, acontece com muita frequência, surge após um trauma ou é intenso a ponto de causar tontura ou fraqueza.

"Cada caso deve ser avaliado individualmente. Muitas vezes, é necessário investigar a causa para evitar que o problema volte a acontecer", destaca.

O tratamento depende da origem do sangramento e pode incluir hidratação da mucosa nasal, controle de alergias, medicamentos e, em alguns casos, cauterização dos vasos sanguíneos responsáveis pelo sangramento.

A Dra. Thais Matsuda Assunção, médica otorrinolaringologista, atende na Multiclinica Herreros que fica na Mato Grosso, 1170, em Andradina. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone e WhatsApp (18) 99647-3027.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM SAÚDE
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.