NA MODA

Utilitarismo: O que é e como usar essa tendência

A tendência utilitária é bastante prática, roupas repletas de bolsos, modelagens mais confortáveis e tons neutros que dão a oportunidade de combinar os acessórios que você quiser.

H+Andradina - Moda com Carla Shinya
01/02/22 às 10h31

Como o nome mesmo já sugere, estamos falando de peças que priorizam a funcionalidade, possuem características versáteis para o dia a dia.

A tendência utilitária é bastante prática, roupas repletas de bolsos, modelagens mais confortáveis e tons neutros que dão a oportunidade de combinar os acessórios que você quiser.

Mas de onde surgiu essa tendência?

O utilitarismo não surgiu agora, ele começou na época da primeira guerra mundial onde as mulheres tiveram que reconfigurar suas realidades.

Nesse período em que os homens foram convocados para a guerra as mulheres tiveram que assumir as responsabilidades masculinas.

Essa mudança se refletiu na roupa, agora mais masculinizadas e com muitos bolsos que facilitavam para elas exercerem suas novas funções e atendiam muito bem a proposta daquelas “novas” profissões.

Não havia mais o uso do espartilho e as saias diminuíram de tamanho, embora as mulheres ainda usassem meias calças para não mostrarem as pernas.

Nesse período, os tecidos ficaram escassos na Europa e qualquer tipo de tecido poderia ser aproveitado, por isso era comum existir roupas em tecidos pesados como a lona. 

Na segunda guerra mundial este estilo militar volta e desta vez é possível ver roupas com a presença de muitos botões frontais, além de ombros estruturados e uma silhueta alinhada.

O militarismo acabou sendo tendência em várias estações durante o percorrer dos anos e nas últimas tendências passou a ser chamado de utilitarismo pois não se trata mais de um estilo militar, mas um estilo utilitário por sua praticidade de haver bolsos na sua modelagem.

Este tipo de roupa não é apenas usado por militares, mas também  por arqueólogos, fotógrafos, pescadores, dentre outras profissões que requerem o uso de pequenos equipamentos que são carregados nos bolsos.

Utilitarismo Repaginado

Agora em uma versão repaginada, os tradicionais bolsos laterais são transportados para a frente, além de virem em tecidos leves e nobres como o linho.

Os casacos são mais fluidos e diferentes da rigidez dos tecidos das épocas das guerras.

A ideia é encarar a roupa de forma funcional por isso os looks têm uma pegada mais casual, militar ou até mesmo safari.

Vale usarem essa tendência em casacos, calças, saias, vestidos, shorts e principalmente em macacões, combinadas com peças mais básicas, delicadas ou até mesmo mais formais.

Por ter essa proposta forte do “estou pronta pra tudo!”, as peças costumam ter uma modelagem bem confortável, básica.

Se quiserem deixar o look mais sofisticado e contemporâneo, vocês podem  mesclar a mensagem casual do utilitário, com o acabamento acetinado dos tecidos e modelagens de alfaiataria.

Carla Vieira Shinya, andradinense, atualmente mora no Japão, é formada em Letras e estuda Moda. Ela gosta de filmes séries, músicas e livros. E sempre teve um estilo diferente das pessoas com quem convivia. Nesta coluna, Carla vai falar de Moda em todos os aspectos. Ela promete descomplicar a moda para todos. 

 MAIS DE NA MODA
VEJA TODAS DE NA MODA
Franquia:
Andradina SP
Franqueado:
FLAVIA REGINA DE AVELAR GOMES 25180990858
14.225.543/0001-11
Editor responsável:
Flavia Gomes Mtb 8.016/MG
Email: ointeriorfala@gmail.com
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.