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Dicas de organização para o ambiente de trabalho

Entenda como um ambiente de trabalho organizado aumenta a produtividade e a satisfação dos colaboradores

H+Andradina
18/03/22 às 14h59
Imagem Web topservicetur

É normal que as empresas tenham um grande número de tarefas que são realizadas durante o dia.

Por isso, muitas vezes fica difícil manter o local de trabalho devidamente organizado, no entanto, isso acaba sendo um erro recorrente e que pode atrapalhar diretamente alguns processos internos.

Essa também acaba se tornando uma preocupação de muitos escritórios, que buscam o melhor dos seus colaboradores.

Não somente os responsáveis pelo escritório, mas os colaboradores também podem ser afetados com uma desorganização do ambiente, afinal, fica mais difícil manter-se mais produtivo.

Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas para manter o seu local de trabalho mais organizado e, consequentemente, mais produtivo.

Como a organização influencia na produtividade de uma empresa?
Você conhece a cultura organizacional? Bem, trata-se de hábitos, crenças, valores e as políticas internas e externas de uma empresa. 

Tais fatores ajudam a otimizar a produtividade do trabalho da equipe, uma vez que, implementada uma boa cultura, cresce o nível de satisfação e de motivação dos colaboradores.

Adotar esse tipo de cultura  pode dar resultados tanto relacionados às questões do lado profissional quanto em aspectos emocionais, que são refletidos na convivência com superiores, colegas de trabalho e/ou clientes.

É importante ressaltar que empresas com uma cultura organizacional bem alinhada já estão categoricamente adiante em termos de sucesso e de produtividade. 

Para isso, é interessante fazer uma avaliação de algumas questões, como motivação da equipe, valores de excelência e qualidade do ambiente laboral. 

Quando falamos de um profissional em específico, a forma que ele/ela gerencia sua rotina também pode comprometer a realização do seu trabalho.

O ideal é que funcionário e empresa estejam alinhados com todas as tarefas, mas também com a organização. Dessa forma, as tarefas diárias se tornam mais funcionais para ambos os lados.

Benefícios de um local de trabalho organizado
Como você já deve ter percebido, manter a sua mesa ou rotina organizada influencia diretamente na sua produtividade enquanto colaborador.

Estar em um ambiente arrumado é excelente para o aumento da produtividade, uma vez que você não se distrai ou perde a sua concentração com o que está à sua frente. 

Com isso, você se torna uma pessoa mais serena na hora de colocar as suas tarefas em prática.

Outro benefício é que as chances de você necessitar refazer uma tarefa é bem menor, já que você não será prejudicado pela bagunça.

Além disso, é possível reduzir o estresse e ansiedade quando estamos trabalhando em um ambiente organizado.

4 dicas para organizar o seu ambiente de trabalho

1. Organize os seus horários e tarefas
Seguir uma rotina é essencial para que a nossa produtividade seja potencializada no nosso local de trabalho.

Uma das formas de se organizar é definir os horários e tarefas de acordo com a prioridade de cada uma.

Lembre-se de que demandas mais urgentes podem aparecer durante o dia, então organize-se para não deixar nada por fazer e perder seus prazos.

2. Se necessário, utilize uma agenda
Você tem o costume de organizar a sua semana? Pode parecer óbvio, mas se você não registrar as funções que precisa desempenhar ao longo da semana, é possível que você perca um pouco a noção do que vai exigir a sua atenção. 

Uma boa dica é usar uma agenda ou aplicativos no celular com essa finalidade para marcar as reuniões que você deve participar e todas as atividades que envolvem o seu trabalho. 

Isso vale para escrever um texto, conversar com um colega, checar sua caixa de e-mails e até mesmo para reservar suas pausas. Falando em pausas, esse é o foco da próxima dica!

3. Faça pequenas pausas
Você deve estar se perguntando como fazer pausas pode influenciar na sua organização ou produtividade, certo?

Acontece que fazer pequenas pausas no seu dia-a-dia lhe ajuda a distrair a mente, relaxar e interagir com os colegas. 

O ideal é que você faça seus intervalos após terminar alguma tarefa, dessa forma, você se desliga do que estava fazendo, e quando iniciar uma nova tarefa, você estará com a cabeça mais leve.

4. Mantenha a sua mesa arrumada
Se você é do time que mantém a mesa desarrumada, saiba que esse hábito pode comprometer (e muito) a sua eficiência diariamente.

As mesas de trabalho podem ficar cheias de enfeites e objetos que serão preciso para a realização das suas demandas.

Para não deixar tudo junto e em um lugar que acabe atrapalhando o seu trabalho, arrume seus objetos, como toner , folhas de papel ou canetas de maneira lógica.

Procure deixar as coisas que você usa com maior frequência em um lugar estratégico para ter acesso fácil, sem comprometer sua rotina e afazeres. (Por Eric Barbosa / Divulgação).

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