O gestor cultural e psicólogo Paulo Bernardes, de Birigui (SP), assumiu nesta segunda-feira (11) o cargo de diretor de Cultura da Secultur (Secretaria da Cultura e Turismo).
Ele entra no lugar do músico e compositor Mário Bonfim, que ocupou o posto por um ano e três meses.
A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo ganha um novo diretor, mas continua sem titular. O último a ocupar o cargo foi Elder Scanferla, que pediu exoneração no final do ano passado.
Em janeiro, o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) disse que a secretária de Educação, Meiriane Beltran, assumiria a Cultura e Turismo de Birigui e afirmou que com isso estaria economizando o salário de um secretário.
******
Pedido
O pedido para deixar o posto partiu Bonfim e a exoneração foi publicada na semana passada, no Diário Oficial. A nomeação de Bernardes foi publicada ontem.
Ao Hojemais Araçatuba , o ex-diretor disse que quer se concentrar nos seus trabalhos na música. “Conversei com o Cristiano e ele entendeu a minha situação”, disse. No ano passado, Bonfim já havia se afastado do cargo por 90 dias para se dedicar ao lançamento de um projeto e foi nomeado novamente em outubro.
******
Experiência
Bernardes é proponente e diretor-geral do Flibi (Festival Literário de Birigui). Possui mais de cinco anos de atuação na Secultur, como dirigente e responsável técnico dos programas Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), Viagem Literária, Mapa Cultural Paulista, Lê no Ninho, Agenda Cidadã, entre outros.
Entre 2015 e 2018, foi vice-presidente do ConseCult (Conselho Municipal de Políticas Culturais) e membro titular do ConTur (Conselho de Turismo) e Conjuve (Conselho de Juventude). Também foi integrante do NAC (Núcleo de Artes Cênicas), do Sesi, de 2013 a 2015.