Pimenta

Na corrida por candidaturas femininas, Doria rasga elogio para mulheres na região

No entanto, em Araçatuba, não existe mulher no quadro de pré-candidatos ao Executivo municipal

Coluna Pimenta* - Hojemais Araçatuba
18/01/20 às 18h03
Doria durante passagem por Araçatuba (Foto: Governo do Estado de SP)

Em sua visita pelo interior, o governador João Dória (PSDB) exaltou o papel da mulher na política. Em Coroados, ele elogiou a prefeita Therezinha Castilho Varoni (DEM) que, segundo ele, “faz um bom exemplo de gestão feminina, de eficiência”. Em seu discurso, enfatizou que é defensor da mulher à frente do poder público, seja no Executivo ou Legislativo.

Disse ainda que os prefeitos que têm secretárias mulheres, melhoram a sua gestão, e os que ainda não têm, que devem inclui-las.

Viva às mulheres!

Em Araçatuba, Doria novamente enalteceu a participação feminina na política. “Queria registrar como estou feliz com a presença maciça de mulheres, que fazem a diferença na vida de São Paulo, na vida do Brasil. São as mulheres que vão transformar o País, com a sensibilidade, atitude, maternidade e com a capacidade de desenvolver programas sociais”, afirmou o governador, pedindo um grito de “Viva às mulheres!”.

Vice foi citada

Dirigindo-se ao prefeito Dilador Borges (PSDB), o governador registrou seu carinho à primeira-dama, Deomerce Damasceno, e à vice-prefeita, Edna Flor (Cidadania), a quem teceu uma série de elogios por seu trabalho social. “O Dilador, com muita sabedoria, colocou duas mulheres para fazer o comando de todo o desenvolvimento social da cidade”, explicitou. A exaltação às mulheres foi ouvida várias outras vezes durante o seu discurso.

Sem mulheres

Os inúmeros elogios de Doria a “elas” não são de reconhecimento. Desde o ano passado, há uma corrida para fortalecer as candidaturas femininas nas eleições municipais de 2020 por necessidade. No pleito deste ano, os partidos deverão cumprir cota de 30% de candidatas mulheres para as câmaras municipais. Ou seja, eles precisam das mulheres. Em Araçatuba, tomando como base a lista de pré-candidatos ao Executivo, é claro que a meta não será fácil de ser alcançada. Os oito que anunciaram que vão concorrer ao cargo são homens.

Cadê?

Em tempo, Araçatuba já foi governada por Germínia Dolce Venturolli, eleita por duas vezes, e Marilene Magri, que governou a cidade de setembro a dezembro de 2008, após a cassação de Jorge Maluly Netto. E uma curiosidade chamou atenção desta coluna: o nome e a foto de Marilene não estão inclusos no quadro de ex-prefeitos disponível no site da Prefeitura. No entanto, nem todos ex-chefes do Executivo, com curta passagem pelo cargo, estão na lista.

* As notas fazem parte da coluna Pimenta, onde são publicadas informações de bastidores da política da região de Araçatuba. 

Em qual desses pré-candidatos você votaria para prefeito de Araçatuba?
Cido Saraiva (MDB)
Cido Sério (PRB)
Dilador Borges (PSDB)
Domingos Andorfato (Avante)
Filipe Fornari (Podemos)
Luizão do Pinheiros (PMN)
Rodrigo Andolfato (PSL)
Teucle Mannarelli (PRTB)
Nenhum desses
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.