Usina em Birigui
Além de Castilho, a Solatio investirá R$ 858 milhões em usina fotovoltaica em Pereira Barreto. Em Penápolis e Barbosa, dois projetos menores estão em fase final de instalação, porém são construídos pela GreenYellow do Brasil, com geração créditos para a empresa de telefonia Claro. Os quatro projetos podem não ser os únicos na região de Araçatuba, uma das que mais tem incidência solar no Estado. Nesta semana, a Prefeitura de Birigui respondeu sondagem da Investe SP, que procura uma área de 50 mil metros quadrados para geração de energia solar fotovoltaica. O prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) disse que já indicou uma área do município e também alguns terrenos de particulares que atendem as exigências do projeto.
Condenação
O ex-prefeito de Birigui Wilson Borini (DEM) foi condenado novamente pela Justiça por improbidade administrativa. O TJ-SP aceitou recurso do Ministério Público e o condenou pela contratação de show da dupla Zezé di Camargo e Luciano sem licitação, para apresentação no dia 7 de dezembro de 2011, na comemoração do centenário de Birigui. De acordo com a ação, houve superfaturamento. Na época, foram pagos R$ 230 mil pelo show, mais a montagem da estrutura, hospedagem e segurança. Uma empresa foi condenada no mesmo processo e terá que ressarcir, junto com Borini, o dano causado ao erário público, além do pagamento de multa.
Daniel em Araçatuba
Em Araçatuba, o show do cantor Daniel, que acontecerá na próxima segunda-feira (2), também foi contratado por inexigibilidade de licitação. A justificativa da Prefeitura é a lei de licitações. O valor do show não foi divulgado.
Calote
Ainda sobre o tema “shows”, deu o que falar nesta semana o suposto calote que a organização da Expô Birigui deu em prestadores de serviços do evento, que ocorreu de 8 a 11 de agosto, com entrada franca para a população. O assunto foi tratado em rede nacional e amplamente replicado em redes sociais. Oficialmente, a Prefeitura informa que a parceria com o evento é apenas na cessão do terreno para a realização dos shows. No entanto, o palco, na época, virou palanque, o que gerou requerimentos na Câmara dos Vereadores.
Goteiras com fezes
O prédio próprio da Câmara de Birigui tem que ficar pronto, e com urgência. A forte chuva que caiu nesta semana e transbordou o córrego Biriguizinho também “alagou” a Casa de Leis. O revestimento de PVC de um dos gabinetes parlamentares rompeu, encharcando um vereador com água e dejetos de pombos que ficam acumulados no forro. Aliás, em todo corredor da Casa é possível verificar a grande quantidade de dejetos de aves acumulada entre a cobertura do prédio e o forro, mesmo sendo tomadas medidas para espantar os pombos. Vale lembrar que as fezes são consideradas nocivas à saúde, causadoras de problemas respiratórios, e o contato com esse tipo de sujeira é considerada atividade insalubre.