Pimenta

'Os meus cargos de confiança são por competência', afirma Dilador

Questionado sobre a prisão de servidores nesta semana, prefeito afirmou que não indica comissionados por indicar

Da redação
17/08/19 às 15h37

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), que nesta semana recebeu no Paço Municipal a visita “indesejada” de agentes da Polícia Federal e viu quatro funcionários comissionados serem presos, afirmou que não indica comissionados por indicar. “Os cargos que tenho são pessoas competentes. Se tem profissionais e precisa de pessoas para nos ajudar, você pega. Mas não tem nada a ver por ser partidário, eu vejo profissionalmente. Os meus cargos de confiança são por competência”, declarou ao Hojemais Araçatuba .

Sem reestruturação

Questionado se ele planeja fazer uma reestruturação para reduzir o número de cargos que podem ser preenchidos por livre nomeação, o chefe do Executivo argumentou que essa é uma medida polêmica. Ele alegou que tem cinco secretarias a menos do que a administração anterior e não irá preencher esses cargos, o que gera economia de R$ 1 milhão ao ano, de acordo com ele.

Exemplo

Sobre o pedido de exoneração feito pela secretária municipal de Assistência Social, Maria Cristina Domingues, devido à investigação da Polícia Federal, Dilador disse que na situação dela teria feito o mesmo. “Se a investigação não apontar nada e a gente precisar, pode ser chamada de novo, pois ela tem a minha confiança e da Edna Flor”. Ele ainda estuda o que será feito para ocupar a pasta, que de acordo com ele, exige bastante e não pode ficar sem um titular, nem ser anexada a outra secretaria.

Corta na carne

Dilador afirmou que a administração dele não está envolvida em falcatrua e desde o início do governo, sempre que houve polêmica ele tomou decisão, como fez como os investigados que afastou preventivamente, segundo ele. “Se for constatado que não houve irregularidades, podem ser reconduzidos aos cargos, se considerar que for necessário”. Ele disse que apoia a investigação. “Quem não deve não teme. Tem que apurar e a Justiça tem que ser mais rápida na elucidação dos fatos. Se tem responsabilidade, paga a pena”.

Discussão

Durante a cerimônia no gabinete do prefeito para autorização da publicação das quatro primeiras licitações do programa Melhor Agora, da Prefeitura, chamou a atenção uma breve discussão sobre o recape das ruas do bairro Concórdia. O vereador Jaime José de Oliveira (PTB), o Dr. Jaime, argumentou que essa era uma obrigação do empreendedor responsável pelo loteamento, mas foi imediatamente rebatido pelo vereador Gilberto Mantovani (PL), o Batata.

Equívoco

“O senhor está equivocado. O Concórdia foi o primeiro bairro asfaltado, quando ainda não existia lei e ele fez asfaltado”, afirmou. Dr. Jaime insistiu, afirmando que tem tudo documentado. Ao ser anunciada a obra na avenida Dois de Dezembro, ela foi comemorada pelos dois parlamentares, que deram as mãos.

Sinergia

Na sessão da Câmara de Araçatuba da última segunda-feira (12) houve um fato curioso. Os vereadores Dr. Almir (PSDB) e Arlindo Araújo (Cidadania) estiveram do mesmo lado de uma discussão de projeto. Isso aconteceu quando a Casa votava projeto de assinado pela presidente da Casa, vereadora Tieza (PSDB), e do vereador Dr. Alceu (PV) para mudar as regras para concessão de voto de aplauso. Arlindo e Almir eram contra a mudança. Durante sua fala, Arlindo chegou a falar inclusive que houve “sinergia” entre os dois para defender um pensamento.

Arlindo Araújo (Foto: Angelo Cardoso)
Dr. Almir (Foto: Angelo Cardoso)

Eleitoreiro

O vereador Dr. Flávio Salatino (MDB) disse que está analisando formas de fazer com os votos de aplauso não se transformem em ferramentas eleitorais. Fato é que os votos de aplauso podem continuar tranquilamente, mas não no dia em que houver sessões ordinárias. Não seria mais producente que fosse marcado um dia na semana para que todos os votos fossem entregues? Desse modo, as discussões sobre os problemas da cidade, seriam privilegiadas e ainda se preservaria a entrega dos votos.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.