Pimenta

Pimenta: Observadores analisam cenário político em Araçatuba 

Após operação da Polícia Federal, possibilidade de candidatura descolada da "velha política" ganha força

Guilherme Leal - Hojemais Araçatuba
01/09/19 às 09h01
Observadores da política analisam cenário político em Araçatuba após operação #TudoNosso (Foto: Divulgação)

Depois dos fatos trazidos à tona pela operação #TudoNosso, da Polícia Federal, o meio político já começa a calcular as implicações das denúncias na corrida eleitoral de 2020. Se até 12 de agosto a reeleição do prefeito Dilador Borges (PSDB), parecia se dar sem grandes dificuldades, tendo em vista o pacote de obras anunciado dias antes, agora isso mudou. Observadores da política dizem que as chances de um “outsider,” uma figura sem ligação com a “velha política,” com discurso parecido com o que elegeu o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o governador João Doria (PSDB), surja em Araçatuba é cada vez maior.

Lealdade
O prefeito de Penápolis Célio de Oliveira (sem partido) usou a palavra durante cerimônia de assinatura do convênio para a construção do acesso à Bonolat, realizada nesta semama. Com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, Célio aproveitou para falar em lealdade. Ao se referir ao vice-prefeito da cidade, Carlos Alberto Feltrin (MDB), ele disse que o vice é leal e repetiu essa palavra mais três vezes. Por coincidência, o ex-vereador Caíque Rossi (PSD) estava no palanque.

Primeira-dama
Ainda sobre Caíque Rossi, circulou na cerimônia informação de que ele teria entrado em contato até mesmo com a primeira-dama do Estado, Bia Doria, para interceder pelo convênio da Bonolat.

VAR
Ao comentar sobre a novela para a liberação do convênio para a construção do acesso, Célio fez uma comparação entre as idas e vindas dos anúncios e o VAR, famoso árbitro de vídeo usado em partidas de futebol para esclarecimento de lances polêmicos. “Vai, não vai, será que foi? Agora foi!” brincou.

VAR do AME
O prefeito de Penápolis ainda parabenizou o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, por ter levado a melhor no “VAR” no caso do AME Cirúrgico. “Você foi habilidoso,” disse.

Políticos da região durante visita do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) (Foto: Guilherme Leal/Hojemais Araçatuba)

Mais quieto
O deputado Roque Barbiere (PTB) também esteve em Penápolis. Ele comentou o cenário político nacional e disse que está na torcida para que o presidente Bolsonaro faça um bom governo, mas que ele poderia ficar “mais caladinho.”

Salmeirão
Quem não esteve em Penápolis foi o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB). Ausência sempre sentida em eventos desse porte, Salmeirão foi a São Paulo para se encontrar poucas horas depois com o vice-governador Rodrigo Garcia. O motivo do encontro foi a liberação de verbas para a construção do parque ecológico que leva o nome do pai do chefe do Executivo.

Pompeu
Uma das principais bandeiras do governo do prefeito de Araçatuba Dilador Borges, a obra de prolongamento da avenida Joaquim Pompeu de Toledo foi alvo de requerimento do vereador Arlindo Araújo (Cidadania) na última sessão da Câmara. Arlindo quer saber qual o valor total do empréstimo feito pelo município para a realização da obra, a partir de quando o pagamento começará a ser feito, qual o prazo para a quitação, e quanto o município terá pago com a aplicação dos juros e correção monetária após a conclusão do prolongamento.

Viagens
Outro requerimento de Arlindo aprovado pelo plenário, quer informações sobre a quantidade de viagens feitas pelo prefeito de 2017, além de informações quanto a quantia paga em diárias e a relação das cidades visitadas.

CPI
Mesmo antes do anúncio dos nomes que devem compor a CPI que vai apurar supostas irregularidades nos contratos da Prefeitura de Araçatuba, no âmbito da operação #TudoNosso, regimentalmente, é possível dizer que o vereador Dr. Almir (PSDB) deverá fazer parte.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  12/08/22 às 14h46
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.