Pimenta

Pimenta: vereadores parabenizam ABQM e criticam Expô em sessão da Câmara

Em Birigui, parlamentares trocam farpas sobre reconhecimento de pedido de verba

Gilherme Leal - Hojemais Araçatuba
15/09/19 às 09h41
Vereador Dunga (DEM) criticou a Expo Araçatuba ao parabenizar a ABQM (Foto: Angelo Cardoso/Câmara Araçatuba)

Durante sessão da Câmara de Araçatuba que concedeu diploma de honra ao mérito à ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) lembrou do período em que foi debatida a vinda dos eventos da associação para Araçatuba. Agora, após um saldo considerado por ele positivo, e ao fazer comparação com os altos preços praticados pela Expô, segundo ele “anunciou o funeral de sua majestade a exposição de animais.”

Apostilas
Na mesma sessão, o vereador Professor Cláudio (PMN) reclamou do recolhimento de apostilas feitas pelo governo do Estado, a mando do governador João Doria (PSDB), por causa de um conteúdo supostamente alusivo à “ideologia” de gênero, segundo ele. “Como podem entregar apostilas sem analisar os conteúdos? As crianças agora estão sem material e sem livros didáticos”, disse o vereador.

Bebedouros e comedouros
Um projeto que parecia aparentemente fácil de ser aprovado acabou enfrentando resistência na Câmara de Birigui. Matéria de autoria da vereadora Carla Protetora (PSD) tratava da implantação de bebedouros e comedouros para cães e gatos na frente de residências e comércios. Na tribuna, a protetora disse que qualquer pessoa de caráter pode colocar uma vasilha com água e comida para os animais errantes.

Pessoal
O vereador Rogério Guilhen (PV) reagiu e disse que apenas as pessoas do convívio dele poderiam dizer se ele tem ou não caráter e que o projeto poderia favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Após manifestação também contrária do vereador Eduardo Dentista (PT), a autora pediu adiamento da matéria por duas sessões.

Vereador Rogério Guilhen (PV), à direita, se manifestou contrário ao projeto de comedouros e bebedouros (Foto: Amanda Reis/Câmara Birigui)

Sem trégua
Mesmo com um integrante a menos, a chamada oposição em Birigui promete continuar na cola do prefeito Cristiano Salmeirão (PDT). Na última sessão, os vereadores Cesinha Pantarotto (Pode) e Dafé (PV) pediram em requerimento informações sobre as providências tomadas pelo chefe do Executivo na sindicância que apura pagamento indevido de horas extras. Em nota à imprensa, a Prefeitura confirmou que houve dano ao erário, mas não revelou quanto.

Fogo amigo
Ainda na sessão de Birigui, vereadores da situação trocaram farpas. Alguns parlamentares não gostaram de uma postagem feita pelo vereador Fabiano Amadeu (Cidadania) sobre uma indicação à Prefeitura em que solicitava o recapeamento do bairro Cidade Jardim. Parlamentares como Vadão da Farmácia (PTB) e Leandro Moreira (PRB), argumentaram que Amadeu passou a impressão aos internautas de que ele teria conseguido a verba, o que não aconteceu, já que o recurso obtido junto a um deputado federal foi resultado da intermediação de Lê.

Movimentação
Durante encontro de prefeitos de cidades com menos de cinco mil habitantes, começou a ser discutida a possibilidade uma visita aos senadores paulistas em Brasília. Nenhuma data foi definida.

Fim do vereador
A edição deste fim de semana do Hojemais Araçatuba traz uma reportagem sobre a implantação do Parlamento Jovem no Legislativo araçatubense. Uma iniciativa muito oportuna e que com certeza irá contribuir para o futuro da formação dos eleitores. Por outro lado, a Câmara de Buritama, também nesta semana, decretou o fim do programa Vereador Mirim que contribuía para a valorização dos estudantes. A publicação oficial não trouxe nenhum motivo para o encerramento.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.