Pimenta

Prefeito de Guararapes fala de reeleição após Câmara negar financiamento

Na coluna Pimenta, destaque também articulações políticas visando as eleições de 2020

Guilherme Leal - Hojemais Araçatuba
06/07/19 às 10h00
Prefeito disse que postura do Legislativo prejudicou pais de família e o fez pensar na reeleição (Foto: Divulgação)

O prefeito de Guararapes, Tarek Dargham (PTB), falou à coluna sobre a decisão da Câmara da cidade tomada na semana passada que não autorizou financiamento junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 2,9 milhões. “Eu fiquei muito triste, pois muita gente seria beneficiada. Pelo menos 350 pais de família teriam a chance de sair do aluguel e ter a casa própria”, afirmou. Ainda segundo Tarek, o valor solicitado representava 0,01% do potencial de investimento da cidade, baseado no orçamento atual. Para ele, os vereadores não se ativeram ao fato de que, pelo banco, a cidade poderia contrair um empréstimo de até R$ 16 milhões, que teria condições de pagar.

Reeleição
Tarek também lamentou a reprovação do financiamento do ponto de vista econômico. “350 casas sendo construídas em Guararapes gerariam dezenas de empregos. A empresa que viesse a vencer a licitação teria que contratar mão de obra na cidade. Teria ainda uma injeção de dinheiro no comércio no ciclo em que as obras estivessem sendo realizadas.” Ele também acredita que foram usados argumentos políticos. “Eu nem sei se sou candidato. Já fui prefeito por quatro vezes. Mas agora essa postura deles só me anima pra que eu seja (candidato).”

Embaixador
Durante entrevista ao Hojemais Araçatuba o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), comentou a relação entre a cidade e o deputado Roque Barbieri (PTB). Para ele, facilita e muito a vida do Executivo ter um deputado em São Paulo e classificou Roquinho como embaixador de Birigui. “Nós não gastamos um real na reforma do pontilhão torto na Rondon. O Roquinho conseguiu via Artesp.” Ainda segundo o prefeito, o “embaixador” já estaria atuando para conseguir a construção de uma passarela no Jardim do Trevo e será fundamental também no futuro para a construção de uma via marginal entre Araçatuba e Birigui.

Não é o pai da criança
Na época da inauguração do novo pontilhão em Birigui, vários foram os elogios à suposta desenvoltura e competência do deputado Roque. No entanto, conforme material divulgado pela Via Rondon, concessionária da rodovia e responsável pela obra, a construção do viaduto já estava prevista no contrato de concessão, assinado há exatos dez anos. Demorou até para sair. A mesma obrigação existe para a passarela e a construção da marginal.

Prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), classifica o deputado Roque Narbiere (PTB), como embaixador da cidade em São Paulo (Foto: Facebook/Reprodução)

Turismo
A Prefeitura de Araçatuba respondeu requerimento feito pelo vereador Dr. Alceu (PV) sobre a péssima situação de trecho da avenida Kameo Ussui, no bairro Pinheiros. A via é um dos principais acessos ao parque Hot Planet e, segundo o Executivo, a obra tem plano de trabalho protocolado no Ministério do Turismo. É o que moradores e investidores esperam que aconteça logo, afinal, pega muito mal receber um visitante com aquele cartão de “boas-vindas.”

Comprou e não pagou
A Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá, por meio do prefeito Rodrigo Santana (DEM), multou nesta semana quatro pessoas que compraram bens no último leilão realizado pelo Executivo, mas que não pagaram por eles. No despacho publicado em Diário Oficial, consta a multa de 20% sobre todos os bens arrematados que variam entre ônibus, carros e tratores. Além da multa, os quatro compradores ficarão impedidos de participar de licitações e contratar com a administração pública municipal pelos próximos dois anos

Lentamente
Diferente de outros pleitos, a eleição de 2020 ainda não tem, pelo menos em Araçatuba, todos os seus candidatos à Prefeitura definidos. Claro, ainda há aproximadamente um ano até o período em que as candidaturas serão oficializadas. Até o momento, apenas o atual prefeito Dilador Borges (PSDB) é cotado para tentar um segundo mandato e o vereador Cido Saraiva (MDB) é apontado como possível opositor. Entretanto, as eleições sempre têm mais de dois candidatos na cidade e um grupo estaria tentando trazer para disputa um nome alternativo, que pudesse amalgamar os votos do centro, tivesse trânsito entre a academia e sociedades de classe.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.