Climão
Todos que compareceram à cerimônia em que o governador em exercício Rodrigo Garcia (DEM) participou na semana passada, em Birigui (SP), notaram o clima pesado entre o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB) e o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (sem partido). Observadores contaram que o penapolense chegou a fulminar o tucano com os olhos no momento em que ele entregou documento com assinaturas de prefeitos que apoiam a instalação do AME cirúrgico em Araçatuba. Penápolis foi um dos municípios que não assinou o documento.
Aliança
Ainda sobre a visita do vice-governador à região, chamou atenção o fato do governador João Doria ter permitido que Rodrigo Garcia (DEM) fizesse inauguração de uma obra. Tradicionalmente os governadores fazem questão de participar deste tipo de evento que costuma trazer visibilidade. Isso pode ser mais um indicativo da estratégia de João Doria de se candidatar à presidência em 2022 e deixar o caminho para o Palácio dos Bandeirantes livre para o democrata.
Brejo
O ano ainda nem chegou na metade e já tem prefeitura da região contingenciando gastos, a exemplo do governo federal. A Prefeitura de Brejo Alegre publicou nesta semana decreto de contenção de gastos e redução de despesas com pessoal no âmbito da administração municipal. O prefeito Adriano Bonilha (PV) argumentou que a medida foi necessária para equilíbrio fiscal e financeiro da cidade. Ele afirmou ainda que levou em consideração alerta feito pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o limite prudente de gastos já ter sido extrapolado.