Pimenta

Vereador quer acabar com recesso parlamentar no mês de julho

Gilberto Batata Mantovani (PL) pretende apresentar proposta novamente aos vereadores de Araçatuba

Guilherme Leal - Hojemais Araçatuba
13/07/19 às 10h00
Projeto do vice-presidente da Câmara foi rejeitado em outra ocasião (Foto: Angelo Cardoso/Câmara de Araçatuba)

O vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) vai apresentar novamente na Câmara de Vereadores proposta que acaba com o recesso parlamentar no mês de julho. A propositura já havia sido apresentada pelo próprio vereador em outra legislatura, mas acabou sendo rejeitada. Agora, Batata acredita que terá o apoio de outros colegas que também querem otimizar os trabalhos do Legislativo. “Eu acho demais a Casa ficar em recesso por 15 dias em dezembro, depois 30 dias em janeiro e agora mais 30 dias em julho. Dá 75 dias de recesso. Outras cidades da região já acabaram com o recesso do meio do ano”, compara. Na segunda-feira (15) ele deve se reunir com a presidente da Câmara, vereadora Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira, a Tieza (PSDB), para discutir a matéria.

Cadê Salmeirão?
Durante lançamento oficial da Expô Araçatuba realizado na terça-feira (10), políticos comentaram a ausência do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB). Observadores disseram que o petebista raramente prestigia eventos em Araçatuba, assim como o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (sem partido). A diferença é que Salmeirão, ao contrário de Célio, não tem divergências declaradas com o prefeito Dilador Borges (PSDB).

Pública sem público
Ainda falando em Birigui, na última segunda-feira (8), foi realizada uma audiência pública para a discussão de proposta de desmembramento e permuta de área para prolongamento da rua Gessé Gajardoni. O detalhe é que na data foi ponto facultativo no município. Na terça-feira (9) comemorou-se a Revolução Constitucionalista de 1932, feriado estadual. Como consequência, não houve nenhum munícipe presente na reunião. Participaram os vereadores Cesinha Pantarotto (Podemos) e José Luis Buchalla (PRP). Cesinha inclusive questionou a data da realização, mas segundo foi informado, ela é válida.

Gado
Ainda na abertura oficial da Expô, o prefeito Dilador fez um duro discurso pedindo que os governos olhem mais para o setor da pecuária. Em sua fala, ele criticou as grandes indústrias da carne que acabam sufocando os pequenos criadores. Chegou a chamar inclusive o grupo JBS de “malefício” e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de “praga”. Falou ainda sobre decisões judiciais em municípios que impedem rodeios e a prova do laço, tradicionais nas festas do peão. “Eu tenho certeza que se trouxer esse caboclo e misturar um boi com vaca no curral ele não consegue separar o que é macho e fêmea e ainda quer fazer lei.”

Agro é pop
Em visita a Araçatuba, o deputado estadual Frederico d’Avila (PSL) saudou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Novo), e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM). Frederico foi muito aplaudido ao dizer que, com esses dois, será possível a conquista do tripé da produção agrícola responsável e sustentável. Entre essas bases está, para ele, o porte e a posse de armas para pessoas “de bem”. O parlamentar não especificou esse conceito.

Vandalismo
O prefeito Dilador usou as redes sociais para manifestar indignação nessa semana depois que vândalos destruíram placas de sinalização recém-instaladas na avenida dos Araçás. No local tem sido registrados diversos acidentes, um deles recentemente, com morte.

Eleições 2020
O líder do MDB na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Itamar Borges, disse que a legenda vai sim ter candidato nos municípios com mais de 100 mil habitantes, como é o caso de Araçatuba. Com isso, crescem ainda mais as especulações em torno do presidente da legenda no município, Cido Saraiva, e do ex-prefeito e Carlos Hernandes, este último que garante não pensar sobre isso no momento.

Boa noite e boa sorte
O Brasil perdeu nesta semana um dos mais importantes jornalistas de sua história. Concordando-se ou não com suas posições políticas, Paulo Henrque Amorim fará falta nos debates nacionais.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM PIMENTA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.