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Alongamento e automassagem são aliados durante a pandemia; confira vídeo com dicas

Seja em home office ou na empresa, a rotina de autocuidado é importante para aliviar estresse causado pela pandemia

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
03/06/20 às 18h00
A inatividade tende a gerar compensações musculares, aumento de rigidez nos músculos e dores (Foto: banco de imagem)

O estresse causado nos últimos tempos devido à pandemia de coronavírus, a falta de atividades físicas e a má postura na rotina de trabalho em home office, que muitas vezes não possui uma estrutura adequada, como cadeira específica para alinhar a coluna, podem interferir diretamente na saúde física do corpo e no emocional.  

Nesse contexto, uma boa maneira de aliviar dores musculares e relaxar a tensão do dia a dia, são os alongamentos e a automassagem. Mesmo que muitos trabalhadores já estejam voltando aos seus respectivos locais de trabalho, essa rotina de autocuidado continua sendo essencial. 

“Devido ao distanciamento social, estamos ficando mais tempo em casa, sentados, trabalhando em home office e essa inatividade tende a gerar compensações musculares, aumento de rigidez muscular e dores”, explica a fisioterapeuta e docente da área de saúde e bem-estar do Senac Araçatuba, Priscila Pagotto.

Segundo a professora, o alongamento realizado de forma correta, todos os dias, diminui essas consequências do distanciamento social, além de proporcionar sensação de bem-estar, que pode atuar positivamente nas emoções durante não só esse período de pandemia, como em vários momentos da vida (no final da matéria, confira vídeo com alguns exercícios). 

Benefícios

Um alongamento bem realizado é capaz de reduzir as tensões musculares, promover relaxamento, melhorar a coordenação e flexibilidade, ativar a circulação, além de outros benefícios.

“O alongamento causa um afastamento de origem e inserção muscular, aumentando a flexibilidade do músculo trabalhado e, quando feito de forma correta, melhora a postura, aumenta a amplitude de movimento das articulações e alivia tensões. Para estes benefícios serem notados, o ideal é realizar todos os dias”, detalha Priscila.  

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No entanto, é preciso respeitar os limites individuais e, quem puder associar com exercícios de fortalecimento devidamente orientados por profissionais habilitados, terá ainda mais vantagens.  Uma dica eficaz para os alongamentos, é fazer a sequência em frente ao espelho, para corrigir a postura.

Automassagem

Somando à rotina de cuidados com o corpo, a automassagem também é uma aliada, lembra Priscila. “É uma técnica onde a própria pessoa massageia pontos específicos de seu corpo com o objetivo de aliviar dores e tensões do dia a dia de forma rápida e eficaz. Ela propicia relaxamento das tensões musculares, gerando alívio de dores e desconfortos, estimula a circulação do local massageado, melhorando a nutrição dos tecidos atingidos, além de causar sensação de bem-estar geral”, frisa.

A automassagem é uma forma de cuidar do corpo físico, que por sua vez reflete também no emocional, principalmente nessa época de incertezas.  No entanto, não deve ser feita com muita força, para não deixar a área dolorida; a recomendação é que a força seja média. 

“É normal alguns pontos estarem mais doloridos, mas não há necessidade de usar mais força, apenas repita a manobra por mais vezes, com a pressão indicada”.

Para a automassagem, a fisioterapeuta explica que o ideal é criar uma rotina, que pode ser ao acordar, após o banho, antes de dormir ou durante os intervalos do trabalho, independente se é home office ou não.

Mas cuidado, a automassagem é contraindicada em alguns casos, quando há a presença de febre alta, hemorragias, enfermidades agudas e sobre áreas de pele lesionadas.

A docente gravou um vídeo explicando alguns exercícios de alongamento e técnicas de automassagem que podem ajudar a aliviar dores e desconfortos nas regiões da cabeça e pescoço. Confiram:

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