Viver Mais

Bilaquense inova com currículo interativo e consegue vaga em multimilionária britânica

Marcelo de Toro, de 27 anos, mora na Inglaterra há pouco mais de dois anos e estava em busca de emprego na área de comunicação

Manu Zambon  - Hojemais Araçatuba
20/12/20 às 11h00

O publicitário Marcelo de Toro, de 27 anos, de Bilac (SP), mora em Leicester, região central da Inglaterra, há pouco mais de dois anos. A ideia, ao deixar sua cidade natal no interior de São Paulo, era se autodesafiar e aprender inglês na prática.

Mas Marcelo foi além e, usando criatividade, as limitações da pandemia e experiências profissionais, conseguiu se destacar no mercado de trabalho e conquistar uma vaga na multimilionária britânica EverythingBranded.

Antes, o jovem estava atuando numa fábrica de peças de carro há cerca de dois anos e já havia trabalhado numa fazenda e restaurante, mas queria um emprego mais próximo de sua área profissional.

Como em Bilac trabalhou por cinco anos como editor em uma empresa de livros infantis educacionais, onde utilizava recursos multimídia nas publicações, usou essa experiência para montar um currículo interativo. 

Ideia 

O objetivo era desenvolver um modelo que chamasse a atenção dos recrutadores, focando na temática da pandemia, pois a cidade onde mora, Leicester, teve um dos maiores números de casos de covid-19 da Inglaterra. Foi quando ele teve a ideia de inserir sua foto no currículo, usando máscara de proteção com QR code. 

Foto que Marcelo utilizou no currículo, com o QR code (Foto: Arquivo pessoal)

“Mas como que eu faço para tirar essa máscara da boca de uma forma interativa? Então, veio a sacada, que veio dos anos que trabalhei na Netbil em Bilac. O recrutador pegava o currículo enviado pelo correio, seguia as instruções contidas na máscara para acessar o conteúdo”. 

Ao fazer a leito isso, o celular do empregador escaneava o QR Code da foto e direcionava para um vídeo, mostrando a parte inferior do rosto do candidato, que imediatamente começaria a falar.

“Pronto, eu praticamente tirei a máscara com segurança para falar sobre mim. Porque a primeira pergunta em entrevista é para contar sobre você. Nada melhor do que o currículo conversar com o entrevistador e ainda mantendo o distanciamento”, conta. ( Confira o vídeo no final do texto )

O slogan que acompanhou o currículo foi: “Fique Seguro. Permaneça conectado. Inove seu negócio”; uma versão para a frase do governo britânico “Fique em casa. Fique seguro. Salve vidas".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vaga

Com isso, Marcelo foi chamado para duas entrevistas na empresa britânica e em seguida contratado para a área de marketing e atendimento ao cliente europeu, por ter habilidade com o idioma espanhol. Depois que aceitou a proposta, foi procurado por mais duas empresas. 

“Divulgando minha história, de alguma forma espero inspirar algumas pessoas a darem a volta por cima, em relação ao emprego, justamente porque muita gente perdeu o trabalho ou está tentando recomeçar e não sabe como fazer isso”. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM VIVER MAIS
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.