Viver Mais

Comunicação em tempos de lives: como se apresentar bem nas transmissões ao vivo

Docente da área de teatro dá algumas dicas para quem está produzindo conteúdo por vídeo nas redes sociais 

Da redação* - Hojemais Araçatuba
03/08/20 às 18h30
Uma das dicas para uma boa live é ter uma boa iluminação (Foto: banco de imagens)

Embora a evolução das mídias sociais tenha feito (e esteja fazendo) com que as pessoas se exponham cada vez mais no ambiente on-line, ainda tem muita gente que se sente desconfortável ao falar em público – seja presencial ou virtualmente.

O motivo desse receio tem várias origens, que vão desde um tipo de timidez até um trauma de infância, afirma o docente do curso técnico em teatro do Senac Araçatuba, Everton Gennari. 

“Pode ser vergonha, um perfeccionismo excessivo, uma baixa autoestima, o medo de ser reprovado. Às vezes, o pavor é tanto, que chega a causar sintomas físicos e não apenas psicológicos, como o nervosismo e a ansiedade. Algumas pessoas têm suadouro, ficam com a voz trêmula, cada um tem uma reação”, explica.

Dicas

A boa notícia é que tudo isso tem solução, segundo o professor. Para fazer uma transmissão ao vivo mais confiante, o docente recomenda se atentar aos detalhes, como a questão da iluminação do ambiente. “Uma luz que beneficia quem está aparecendo, um cenário que represente bem a pessoa, um bom enquadramento da imagem. Tudo isso deve ser planejado antes de começar a transmissão”.

Além do cenário e iluminação, também é indicado prestar atenção na roupa e acessórios escolhidos. Lembrando que itens que chamam muito a atenção podem tirar o foco no conteúdo, dependendo do assunto a ser abordado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra dica importante é fazer aquecimento nas cordas vocais, que pode ajudar a dar mais clareza ao que é falado. Outro ponto fundamental é o olhar.

“É terrível quando a pessoa faz uma live sem olhar para a câmera, prestando atenção no entorno ou querendo ler as notificações que chegam no celular. Tudo isso atrapalha, tira a linha de raciocínio daquilo que se está falando e ainda faz com que a pessoa que esteja assistindo se sinta desvalorizada, podendo sair da sua transmissão a qualquer momento”.

Por último, mas não menos importante, Gennari recomenda que, para falar em público – seja de forma presencial ou virtual – é imprescindível que se tenha domínio sobre o assunto. “Se a pessoa já tem um receio, ele vai aparecer ainda mais se ela estiver insegura porque não sabe ou não estudou muito bem sobre o que vai falar, então, é de extrema importância que ela tenha essa firmeza para poder se apresentar”, conclui.

*Com informações da assessoria de imprensa do Senac Araçatuba

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM VIVER MAIS
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.