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Dia da Mulher: de doméstica a empresária de moda

Conheça a história da araçatubense Alessandra Ribeiro da Silva Miranda, de 47 anos, que deixou sua antiga profissão para se tornar uma empreendedora

Thalia Paro - Hojemais Araçatuba 
08/03/22 às 13h00
Alessandra Ribeiro da Silva Miranda, de 47 anos, é empreendedora há 10 anos; (Foto: Arquivo Pessoal)

Guerreiras, mães, filhas, avós, bisavós, empreendedoras, CEOs, donas de casa, domésticas, entre outras infinitas profissões ou posições que as mulheres ocupam e exercem com maestria. Nesta terça-feira (8), é celebrado o Dia Internacinal da Mulher, data criada para manifestar a necessidade da igualdade pelos direitos civis e voto feminino. 

Mesmo após conquistas importantes, as lutas delas não acabam nunca, principalmente para conquistar um lugar de destaque na profissão que escolheram. Luta que também foi e é enfrentada pela empresária Alessandra Ribeiro da Silva Miranda, de 47 anos. Atualmente considerada uma empresária de sucesso, é proprietária da loja de roupas feminina Styllus Anas , que fica em Araçatuba (SP). 

Assim como milhares de empreendedoras espalhadas pelo País, Alessandra batalhou muito para conquistar seu espaço. 

“Minha vida de empreendedora começou quando eu me tornei mãe. Na minha primeira gestação, eu dei à luz a gêmeas e era apenas meu marido que trabalhava. Com duas filhas, a situação financeira acabou apertando e meu marido não queria que eu voltasse ao trabalho, porque eu sempre fui empregada doméstica, para garantir meu ‘ganha pão’. Por conta do grande esforço físico que essa profissão tem, ele não queria que eu voltasse”, explicou.

Precisando de uma fonte de renda imediatamente, Alessandra então decidiu se especializar em uma área voltada para a estética. 

“Decidi me formar como depiladora, designer de sobrancelha e manicure. Passei a trabalhar com uma amiga em um salão de beleza e aos domingos, vendíamos roupas para cortadores de cana. Eu fiquei oito anos vendendo roupas para eles. Montei uma loja no camelô e foi aí que decidi seguir minha história sozinha. Em determinado momento, acabou o corte de cana e nesse momento, eu fali. Fiquei muito endividada e precisei vender meu espaço”, completou. 

(Foto: Divulgação)

Reviravolta  

Após esse período, Alessandra teve que se reinventar e precisou mudar o seguimento e o público com quem trabalhava. Foi na sala da casa onde ela morava, que nasceu a loja Três Anas, que atualmente se chama Styllus Anas. 

A loja cresceu, o que possibilitou que Alessandra desse oportunidades a outras mulheres. 

“Atualmente, tenho três vendedoras, uma menina que faz as fotos, um entregador, além das minhas três filhas que trabalham comigo. Hoje, tenho essas pessoas que dependem de mim, então, se tem um dia que não estamos bem, eu já levanto e dou a volta por cima”, afirmou a empresária. 

Público  

Com o crescimento da loja, automaticamente o público mudou e ficou mais diversificado. “Temos as meninas que vão na loja para comprar um look para ir na balada e temos a mãe de meia-idade que vai com a filha e acaba gostando das peças também. Nosso público começa nos 13 anos e vai até 60. É um público que gosta de estar na moda”.

O sucesso da loja é tão grande, que há cerca de um ano Alessandra decidiu implantar vendas por meio de um site, levando a Styllus Anas para outro patamar, vendendo para todo o Brasil e até outros países. 

“Com o site, ganhamos muita força no Estado de São Paulo, mas também já realizamos vendas para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Paraná, além das internacionais, que foram para Portugal e Angola”, comemorou.     

Pandemia  

Para a empresária, a pandemia foi um dos melhores momentos para a loja, o que possibilitou um crescimento enorme, inclusive de novos investimentos. 

“Por incrível que pareça, nós explodimos durante a pandemia. Eu não tive que demitir ninguém, pelo contrário, tive que contratar mais pessoas. A equipe cresceu e eu pensei em várias estratégias. Foram muitas noites sem dormir com a preocupação de pensar em ter que vender a loja. Foi tudo ao contrário, a Styllus Annas cresceu e cresceu muito”, afirmou.

(Foto: Reprodução/Instagram/Site)

Redes sociais e site

Para finalizar, Alessandra falou sobre a importância das redes sociais, principalmente da conta da loja no Instagram, que conta com mais de 54 mil seguidores. Com a projeção na internet, a loja apareceu no programa Mais Você, da Rede Globo, com uma postagem no TikTok, que acabou viralizando. 

“Podemos dizer que nossas redes sociais é a nossa segunda loja. Se a cliente não quer ir no local, ela compra pela rede social (Facebook, Instagram e WhatsApp). Atualmente, 50% das vendas são realizadas pelas redes sociais. Tem dias que as pessoas não querem ir na loja e compram on-line". 

Recentemente, a empresa apostou em um site, para conseguir realizar vendas para todo o Brasil e até mundo. 

“Não é fácil manter um site, porém estamos persistindo. Estamos nos tornando conhecidas a nível Brasil e até mundo com essa ferramenta. É muito desafiador e precisa muito de estratégias, mas não vamos desistir. Assim como nossa loja física cresceu, o site também vai crescer”, finalizou. 

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