De 28 de junho a 4 de julho, o movimento Dialogue, de Araçatuba (SP), promove a Semana LGBTQIA+. A programação será totalmente on-line e gratuita, debatendo temas importantes para a conscientização, respeito e inclusão de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex.
A abertura acontece neste domingo (28), às 18h, com o tema “Transfeminismo e Representatividade no âmbito municipal”, com a coordenadora do grupo de trabalho Mulheres, do movimento Dialogue Thaina Freitas, com a integrante do coletivo Mulheres em Araçatuba, Fernanda Luise e Rafaella Bertolucci.
Todas as ações serão transmitidas na página do movimento no
Facebook
.
O organizador da semana, Wesley Monea, explica que os eventos abordam temáticas como os direitos dos LGBTs, saúde mental e a representação da comunidade na política. Segundo ele, o objetivo é sempre trazer um foco educativo para o debate.
Além das lives com os debates, a programação traz algumas intervenções artísticas.
“O objetivo dos eventos é promover a valorização da comunidade local LGBTI+, dialogando com todas as siglas, além de mostrar a importância da representatividade e o empoderamento, o quanto é importante ter pessoas aqui no município que tenham visibilidade, que tenham contato com a nossa realidade direta e que dialoguem com a juventude para poder servir de inspiração e representar esses jovens, que muitas vezes se deparam com conflitos com a aceitação, vida sexual, transição e entre outros”, explica Thaina Freitas.
Programação completa:
Live:
“Transfeminismo e Representatividade no âmbito municipal”
Domingo (28), às 18h
Com Thaina Freitas (coordenadora do grupo de trabalho Mulheres do Movimento Dialogue), Fernanda Luise (coletivo Mulheres em Araçatuba) e Rafaella Bertolucci
“Intervenção: Todas as letras do Movimento!”
Segunda-feira (29)
Campanha fotográfica produzida pelo fotógrafo e professor Clayton Khan. As imagens serão publicadas no Facebook do movimento
“Roda de Conversa Online: A Saúde Mental LGBTQIA+”
Terça-feira (30), às 18h
Com a psicóloga Joice Cozza
“Intervenção artística: Ser LGBTQiA+ e o processo de aceitação”
Quarta e quinta-feira (1 e 2 de julho)
Vídeo relato, que será publicado no Facebook do movimento, traz pessoas de todas as siglas contando sobre suas experiências e enfrentamentos
Live:
“Trans na política e ocupação de espaços”
Sexta-feira (3), às 18h
Com Filipa Brunelli
“Os direitos da Comunidade LGBTQiA+”
Sábado (4), às 16h
Com a advogada Heloísa Pancotti, consultora jurídica, professora universitária e autora da obra “Previdência Social e transgêneros”
Dialogue
O movimento começou em 2016, em Araçatuba, quando tinha outro nome. Neste ano, ele passa a se chamar Dialogue. O objetivo é construir uma candidatura coletiva para as eleições municipais de 2020.
Segundo a organização, a ideia é tornar o grupo o principal instrumento de construção das ideias e propostas dessa candidatura, e para atuar como elo de ligação da candidatura com a população.
Data
O mês de junho é marcado pela Semana do Orgulho LGBTI+, sendo que o dia 28 é a data escolhida para celebrar, mundialmente, o Dia do Orgulho LGBTI+. A escolha do mês de junho para marcar a luta da comunidade se deve a fatos que aconteceram em 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos.
O surgimento simbólico do movimento começou no bar Stonewall Inn, frequentado na época por homossexuais, em Nova York. Eram comuns as batidas policiais e cenas de preconceito, até que os frequentadores resolveram se rebelar.
Os confrontos abertos chamaram a atenção para a situação a que aquele grupo era submetido e levaram à maior articulação das pessoas LGBTI+, que naquele momento reivindicavam, sobretudo, direito à visibilidade.
Serviço
Semana LGBTQIA+
De 28 de junho a 4 de julho
No Facebook do movimento Dialogue
Gratuito