Viver Mais

Starman: o 'carro do David Bowie' pelas ruas de Araçatuba; veja vídeo

Os advogados Heloísa Helena Silva Pancotti e Luiz Gustavo Pancotti, de Araçatuba (SP), homenageiam David Bowie em protótipo da Porsche

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
10/01/21 às 17h21

Nesta semana, um dos maiores nomes da música mundial, David Bowie, foi lembrado por seus fãs. Além do seu aniversário, que seria comemorado na última sexta-feira (8), neste domingo (10) completam-se cinco anos da morte dele. 

Agora, imaginem unir esse ícone da música e uma lenda do automobilismo antigo, o modelo 550A Spyder da Porsche. O resultado desse casamento pode ser visto pelas ruas de Araçatuba (SP). O carro, que é uma réplica do original, foi batizado de Starman (nome de uma canção de Bowie). 

Réplica ficou pronta em dois anos e meio e foi montada no município (Foto: Manu Zambon/Hojemais Araçatuba)

A ideia inusitada foi dos advogados e professores, Heloísa Helene Silva Pancotti, 45 anos, e Luiz Gustavo Pancotti, 44, que são casados. 

Heloísa conta que ela e o marido são fãs de Bowie há muitos anos. Além disso, Luiz também é admirador de automobilismo e tinha um sonho de montar um carro do zero e a incluir nesse mundo dos carros antigos. 

Decidiram apostar num protótipo do 550A Spyder, um veículo raro e que ganhou a fama de amaldiçoado após o acidente que matou o ator James Dean. Em seguida, o casal escolheu a estática do veículo, e por serem fãs do cantor, a decisão foi fácil. 

Montagem

“Na época, já era um carro raro; só fizeram 90 nesse modelo em todo o mundo. Hoje, é impossível ter um carro original. O último exemplar foi vendido a R$ 16,5 milhões na Inglaterra, em 2018. Algumas empresas compraram os gabaritos desses carros raros e produzem réplicas. Ele foi trazido de São Paulo como se fosse um grande Lego”, explica Heloísa. 

A montagem foi feita pelo próprio Luiz, que quis participar e trabalhou em cada processo. A pintura foi feita por um amigo do casal, que abriu uma exceção na oficina só para produzir uma cor especial que fosse a “cara” do Bowie. 

Helóisa afirma que veículo faz sucesso por onde passa (Foto: Manu Zambon/Hojemais Araçatuba)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada cantinho do veículo tem referências do Bowie (confira o vídeo no final do texto). Tapete e estofado são vermelhos e estilizados com um raio, marca registrada do artista. Algumas peças são originais, produzidas pela Porsche. O motor, por exemplo, é o mesmo da época, refrigerado a ar. 

O carro ficou pronto em dezembro do ano passado, depois de dois anos e meio de trabalho. Agora, Heloísa e Luiz aguardam a documentação ficar pronta, já que são necessários alguns laudos específicos para protótipo. O fato de ser em Araçatuba esse processo dificulta um pouco, porque não é algo comum na cidade, destaca Heloísa. 

“Tivemos muita vontade de fazer esse carro ser lembrado. Tem um design tão bonito e foi injustiçado por causa de um boato que se espalhou, de que não era seguro. Era um carro de corrida, mundialmente conhecido. Eu diria que o Starman não é um carro protótipo e sim um carro antiestresse, antidepressão e pró-sorrisos”. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM VIVER MAIS
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.