Cotidiano

Plataforma da USP disponibiliza e-books gratuitos para download

Ao todo, estão liberados 480 títulos acadêmicos e científicos.

Millena Suzuki - Jornal Hojemais
31/08/21 às 15h43
Foto: Reprodução

Organizado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela EDUSP, a editora da mesma Instituição, o Portal Livros Abertos disponibiliza gratuitamente livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes ou funcionários técnico-administrativos por autores vinculados à USP.

Até o momento estão liberados 480 títulos divididos em editorias como, por exemplo: Ciências Biológicas, Genética, Direito , Psicologia , Astronomia, Ciências do Solo e Fonoaudiologia . No catálogo, que pode ser acessado em inglês, português, francês e espanhol, também é possível conferir exemplos produzidos para séries especiais.

A plataforma utiliza o software de código aberto Open Monograph Press (OMP), mantido pelo Public Knowledge Project (PKP) e pode ser conferida através do endereço http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP .

A biblioteca digital é a virtualização das bibliotecas tradicionais. Surgiu como uma forma de democratizar a informação em todo o mundo e, por isso, é uma grande aliada de professores e pessoas que desejam fazer trabalhos acadêmicos com fontes seguras. Nas bibliotecas virtuais, o leitor pode visualizar a obra na íntegra ou em trechos, em computadores, celulares ou tablets, de forma rápida e simples.

De acordo com o projeto, a iniciativa também é para divulgar e proporcionar mais visibilidade e acesso aos livros dispersos nos websites das unidades, departamentos, páginas pessoais da USP, além de preservar a memória da produção científica da instituição.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Ilha Solteira SP
Franqueado:
W E MENDONCA - CONSULTORIA
14.255.299/0001-30
Editor responsável:
Daniela Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.