Geral

Prefeitura Municipal fortalece parceria com a APAE

Há mais de 20 anos, a instituição e a Prefeitura trabalham em parceria, para promover atividades de Equoterapia.

Millena Suzuki - Jornal Hojemais
17/09/21 às 14h50
Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Ilha Solteira

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governo e Secretaria de Saúde, ampliou a cooperação com a APAE de Ilha Solteira (SP), para expandir as atividades de Equoterapia no município.

Há mais de 20 anos, a instituição e a Prefeitura trabalham em parceria, para promover a iniciativa, que melhora a qualidade de vida dos praticantes. 

Com o objetivo de aprimorar a ação,  foi idealizado um espaço próprio para essa modalidade terapêutica.

O local onde as atividades acontecem, é localizado no Recinto de Exposição Felício Yunes -  FAPIC, o espaço foi reformado pela Secretaria de Governo. 

Toda a estrutura e equipamentos necessários foram preparados para receber os profissionais e os praticantes, com sala para guardar materiais de equitação, copa, área de manejo para equitação, plataforma fixa para os praticantes com maiores limitações de movimentos possam montar e desmontar com segurança sanitários adaptados.  

“A equoterapia é uma ótima opção de terapia, pois os exercícios realizados no cavalo estimulam o sistema nervoso central e ainda propicia interação com o cavalo. E mais, agora, com essa iniciativa, o espaço foi revitalizado, ficando à disposição da nossa população”, afirmou o Secretário de Governo,  Rodolfo Martins.

 

Sobre a atividade 

 A equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O cavalo, com seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associada ao vínculo afetivo estabelecido entre o praticante, o cavalo e o terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sócio comunicativas.

Todos os profissionais envolvidos no trabalho são capacitados pela Associação Nacional de Equoterapia, compõem a equipe multidisciplinar da APAE, a Psicóloga Ângela, o Instrutor de Equitação Donizete, a Fisioterapeuta Joice, a Terapeuta ocupacional Egleide, o Fonoaudiólogo Leandro, os Estagiários da Zootecnia da Unesp Fernanda e Yuri e o Colaborador Gerson.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Ilha Solteira SP
Franqueado:
W E MENDONCA - CONSULTORIA
14.255.299/0001-30
Editor responsável:
Daniela Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.