A Prefeitura de Ilha Solteira continua aplicando veneno contra o mosquito da dengue. Mas o número de casas fechadas preocupa e vem prejudicando o trabalho.
O veneno começou a ser aplicado na semana passada, pelo Jardim Aeroporto. Nesta semana, ela acontece no Bela Vista em Passeios da zona norte.
Nos locais já visitados pelos agentes, o trabalho foi prejudicado, porque vários imóveis estavam fechados durante a aplicação do veneno. E houve aviso prévio de que a nebulização seria realizada.
Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, 358 casas deveriam ter sido nebulizadas no Jardim Aeroporto, mas os agentes só conseguiram realizar o serviço em 43% delas. 137 estavam fechadas e em 17 eles não tiveram a entrada autorizada. Já no Bela Vista, o resultado não foi diferente. Mais da metade estavam fechadas.
Vale ressaltar que o veneno utilizado tem o odor reduzido e não deixa camadas de gordura nos locais de aplicação.
Com a dengue avançando, cresce também a pressão nos serviços de saúde, com moradores buscando atendimento nas unidades de saúde e Hospital Regional, locais que já estão lotados em função da pandemia de Coronavírus (COVID-19)
Casos em Ilha
Ilha Solteira já confirmou 103 casos de dengue em 2021, mais da metade do que o registrado ao longo de 2020, que teve 202 notificações.
De acordo com a Vigilância Sanitária, que monitora a doença na cidade, além dos 103 casos confirmados, ainda há 121 em investigação, aguardando resultados de exames.
Como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue
O veneno que vem sendo plicado pela Vigilância Sanitária mata o mosquito, mas não a larva. Por isso, é importante eliminar os criadouros, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.
Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.
Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, Para impedir a entrada do mosquito.
Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.
Divisão de Comunicação - Prefeitura de Ilha Solteira