Agenda

Dia 28 de maio marca o dia Internacional da Luta pela Saúde das Mulheres

Em Maringá, as mulheres podem realizar os exames preventivos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, de forma gratuita, por meio de agendamento prévio

Siacom - Redação HojeMais Maringá
28/05/21 às 17h46

O Dia Internacional da Luta pela Saúde das Mulheres e Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna são comemorados dia 28 de maio. A data tem como objetivo discutir e conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde e da realização dos exames preventivos para evitar problemas que têm sido comuns na vida das mulheres. 


“As mulheres são a maioria da população e as principais usuárias do sistema de saúde. Portanto, considerar as especificidades biológicas das mulheres quando se pauta saúde pública, para além dos cuidados ginecológicos, gravidez e parto, foi um avanço e conquista significativos no Sistema Único de Saúde”, afirmou a secretária da Mulher, Terezinha Pereira.


De acordo com a Secretaria da Saúde de Maringá, os exames preventivos evitam doenças como o câncer de mama, endometriose, infecção urinária e câncer no colo do útero. As mulheres podem realizar os exames preventivos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, de forma gratuita, por meio de agendamento prévio. Confira todas unidades de saúde do município.


A Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres de Maringá, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), também oferece atendimento descentralizado por meio da carreta da mamografia de forma gratuita. Na última ação realizada neste mês, o programa atendeu 114 mulheres em três dias. A carreta voltará a oferecer os exames no próximo semestre. 


Hoje a data também simboliza a luta pela redução da mortalidade materna. É considerado óbito materno a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independente da duração da gravidez. 


Em Maringá, o índice de mortalidade materna de 2020 registrou 2 mortes maternas para 4.851 nascidos vivos. O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, destaca que o município está com o índice abaixo da maioria das cidades brasileiras.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM AGENDA
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.