Capacidade off-road
O Bronco Sport Wildtrak 2021 conta com tecnologias que garantem uma experiência off-road em todo tipo de terreno, evidenciado pelo entre-eixos mais curto, de 2.670 mm, e pelos ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), bem como pela distância livre do solo de 223 mm. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de aluminio forjado e curso longo. Seu exclusivo sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho (HOSS - High-Performance Off-Road Stability Suspension), com peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, aumenta o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade. A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria.
O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas desafiadoras, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.
A câmera frontal de 180° proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.
O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 600 mm e excelente isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. O seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado na opção off-road – uma das 11 telas disponíveis do painel de instrumentos.
A tração traseira com dupla embreagem controla as rodas de forma independente, variando o torque, e pode desconectar a tração 4x4 quando não é necessária, para economizar combustível. O bloqueio do diferencial traseiro é outro recurso exclusivo do modelo quando se exige tração máxima.
Modos de terreno
O Bronco Sport Wildtrak 2021 conta com sete modos de gerenciamento de terreno: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra. Também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road. Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.
Cada modo é indicado nas seguintes situações:
-
Normal – para uso cotidiano do veículo.
-
Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4x2 e pedal do acelerador menos responsivo.
-
Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
-
Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.
-
Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.
-
Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
-
Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.