A Honda lançará no início do segundo semestre o novo Accord híbrido no mercado brasileiro. Sem preço definido, ele será o primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV e conforme o Hojemais Maringá apurou, um dos três carros híbridos que a marca planeja lançar por aqui até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local.
O e:HEV conta com um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, que proporciona uma nova experiência de condução ao volante, com aceleração e respostas vigorosas, combinada a um consumo de combustível excepcional.
Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.
Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cavalos e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cavalos e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.
Como complemento, a Honda possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.
A operação do sistema é simples e busca maximizar a eficiência nas diferentes condições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.