A Jeep apresentou a linha Compass 2022 para o mercado brasileiro com uma ideia bem clara: ampliar sua liderança no segmento, que hoje está em cerca de 70% do mercado de utilitário esportivo médio. Seus preços partem de R$139.990,00.
“A nova geração chega trazendo mais tecnologia com novos itens de condução autônoma e a nova plataforma Adventure Intelligence by Jeep Connect, mas sem jamais perder seu lado off-road e de conexão com a natureza. O Compass agora também traz mais performance ao estrear o T270, melhor motor turbo flex fabricado no País. Além disso, traz mais sofisticação e novo design, que já eram pontos fortes do modelo”, comentou para o Hojemais Maringá Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.
Citado pelo Aquino no parágrafo acima, um dos destaques da linha Jeep Compass 2022 é a opção da motorização turbo. O T270 estreia na gama sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades, potência máxima de 185 cavalos a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro.
A outra opção de motorização é a TD350 Turbo Diesel, com 170 cavalos de potência e 350 Nm de torque, vem com uma grande antecipação do atendimento às normas do Proconve L7, previsto apenas para janeiro de 2022, reduzindo em 85% as emissões de óxido de Nitrogênio na natureza. Ele já traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32.
No motor TD350 a autonomia é de aproximadamente dez mil quilômetros, então o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo a toda hora. O motor TD350 mantém ainda seu baixo consumo de combustível com cerca de 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada e ótima autonomia, com mais de 800 quilômetros com tanque de 60 litros.
Vale dizer ainda que todas as versões com motor TD350 possuem sistema de tração 4x4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante. Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC – Hill Descent Control, que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road.
Uma das novidades entre as funções que virão de série na nova geração do Jeep Compass, o Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.
Outra novidade do Novo Jeep Compass que vem de série em todas as versões Turbo Flex é o modo Sport. Ao ativar a tecla, o usuário seleciona uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva.
Externamente, a linha Jeep Compass 2022 traz novidades no para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia. Os novos faróis trazem ainda mais sofisticação ao conjunto óptico do Compass, com performance superior aos atuais bi-halógenos ou xênon, garantindo maior segurança ao dirigir à noite e maior vida útil, acima de 100.000 horas, reduzindo a necessidade de manutenção.
Internamente as novidades são o quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, volante, painel de porta, centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel, esta última disponível para as versões Longitude e Série S.
Sua central multimídia conta com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados. Com tela de 10,1” Full HD presente em praticamente em todas as versões, exceto na Sport, ainda apresenta navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio. Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect.
A linha Jeep Compass 2022 vem equipado com recursos como direção autônoma, controle de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática (FCW), o alerta de mudança de faixa (LDW), o Park Assist e o farol alto automático (AHB). Na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk, conta também com frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista e reconhecimento de placas.
Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o modelo traz também como item de série para todas as versões os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes. No total, são seis airbags de série nas versões Sport, Longitude e 80 Anos e sete na Limited, Trailhawk e Série S - o adicional é para os joelhos do motorista.
A linha Jeep Compass conta com um novo quadro de instrumentos com 10,25” para as versões Limited, Trailhawk e Série S. Existem ainda a de 3,5” na versão Sport e 7" na Longitude e 80 Anos. Totalmente digital, ele traz maior tela de display de LCD; nova tecla HOME no comando volante, que facilita a navegação do usuário; capacidade de renderização de imagem 3D do veículo; possibilidade de alteração de tema em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até cinco opções diferentes.
O carregador de celular é sem fio, por indução. O porta-malas conta com sensor de presença: basta movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e aciona o sistema - está na Série S e pode equipar o veículo como opcional nas versões Limited e Trailhawk.