AO VIVO
Ciência e Tecnologia

UEM inaugura oficina tecnológica inspirada no MIT, dos EUA, em Cianorte

O Fab Lab Design UEM ajuda a materializar como produto algo que a pessoa ou a empresa imaginou

Redação - HojeMais Maringá
17/04/22 às 10h34

A UEM (Universidade Estadual de Maringá) inaugurou, no Campus Regional de Cianorte, o Fab Lab Design UEM, uma oficina tecnológica de pequeno porte que prestará diversos serviços à sociedade, inserindo a instituição ainda mais no ecossistema regional de tecnologia e fomentando a economia. Inspirado no MIT, dos Estados Unidos, o Fab Lab Design UEM ajuda a materializar como produto, rapidamente e de forma acessível, algo que a pessoa imaginou, como uma prótese, uma ferramenta manual, uma peça de carro ou até mesmo uma joia ou um acessório exclusivo.

O projeto nasceu a partir de aporte financeiro de R$ 202 mil, concedidos ao curso de Design do CRC por meio do Programa de Pesquisa e Inovação em Design, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Os beneficiários podem ser pessoas ou empresas de qualquer setor. Não precisa possuir vínculo com a universidade. Basta ter uma ideia viável para que ela possa ser materializada em três dimensões. Ou seja, as possibilidades são extremamente abrangentes, praticamente infinitas.

O reitor da UEM, Julio César Damasceno, destaca que o Fab Lab promove integração com a sociedade, demonstrando que a UEM acredita no potencial regional e nas relações em rede. “O Fab Lab é um espaço de estímulo à criatividade. A UEM dá um enorme passo na sua relação com a comunidade local, incorporando elementos de experiências realizadas em outros países”, disse.

Cristina do Carmo Lucio Berrehil el Kattel, coordenadora do Fab Lab Design UEM, diz que o novo local conta com pesquisadores doutores e pessoal técnico capacitado, preparados tanto para imprimir, gravar ou usinar (processo de moldar ou lapidar uma matéria-prima) o que o cliente desejar. Também é possível analisar a demanda e corrigi-la, quando necessário, ou até mesmo elaborar um projeto de pesquisa aplicada em desenvolvimento tecnológico e inovação a partir de uma demanda ou necessidade específica.

O Fab Lab da UEM, inspirado no modelo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, viabiliza a criação de soluções e produtos com base nos conceitos da Indústria 4.0, com uso de materiais diversos, como polímero, aço inoxidável, pedra e até ouro. Tem apoio do Sebrae e da Prefeitura de Cianorte.

“Estamos diante de um universo praticamente ilimitado de criação, arte e desenvolvimento. Tudo isso é muito importante para atingir os mais diversos horizontes econômicos”, afirmou João Alexandre Teixeira, vice-prefeito de Cianorte, que enxerga a UEM como uma ferramenta propulsora de desenvolvimento da cidade.

O Fab Lab Design UEM está equipado com duas impressoras 3D com grande capacidade dimensional de impressão por adição; uma corte a laser CO2 de grande porte para corte e gravação de uma variedade de materiais; uma fresadora CNC Router 4 Eixos para usinagem tridimensional de materiais diversos, como madeiras, metais e pedras. “É de grande importância abrir as nossas portas para atender a comunidade externa”, destacou Anelise Guadagnin Dalberto, diretora do Campus Regional de Cianorte, sobre a prestação de serviços.

De acordo com a Fundação Araucária, o Programa de Pesquisa e Inovação em Design busca aproximar a comunidade científica do setor comercial e industrial, objetivando a produção de soluções, por meio de serviços e produtos inovadores que possam ser disponibilizados à sociedade. No CRC da UEM, que integra o Sistema Regional de Inovação do Noroeste do Paraná, o Fab Lab almeja executar projetos de fabricação digital que possam ser amplos e globais.

Os interessados já podem entrar em contato com o Fab Lab Design UEM por meio do telefone (44) 3619-4039 ou do e-mail fablab@uem.br . O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. O Fab Lab, localizado na sala 2 do Bloco Y-02 do CRC, também pode ser encontrado no Instagram. A expressão Fab Lab vem da sigla em inglês para “laboratório de fabricação”.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Amaro de Oliveira / Anderson Lopes
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.