Cotidiano

Atualização: residências sem energia, abastecimento de água comprometido e 156 sobrecarregado devido ao temporal

Municípios da região de Maringá estão sem energia e abastecimento de água; danos das tempestades ainda estão sendo calculados e não há previsão exata para retorno dos serviços

Victor Faria - HojeMais Maringá 
07/10/21 às 10h09

Para além dos estragos físicos causados pelos fortes ventos e chuvas, uma série de serviços estão comprometidos em Maringá. Equipes da Copel estão em campo para recuperação dos estragos causados pelo temporal desta madrugada. Há aproximadamente 10 mil domicílios sem luz em Maringá, principalmente na região Norte da cidade. O evento climático deixou pelo menos 17 postes quebrados na cidade.  

"A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora", disse a empresa em nota.

A Sanepar também emitiu nota afirmando que uma série de municípios estão com o abastecimento de água comprometido, devido aos estragos feitos pelo temporal na madrugada desta quinta-feira (7). 

Estão sem energia e sem previsão de retorno, para a retomada da produção de água, as cidades de Mandaguaçu, Ivatuba, Doutor Camargo, Ourizona e Paiçandu, incluindo o distrito Água Boa. O município de Floraí está com o abastecimento normal, mas o distrito Nova Bilac está com a produção do poço paralisada. 

"A população precisa priorizar o uso da água para higiene pessoal e alimentação. Serão afetados principalmente os clientes que não têm caixa d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo", disse a Sanepar em nota. 

A empresa já está disponibilizando caminhões-pipa para atender unidades de saúde e outros locais emergenciais.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br. 

Em Maringá
Devido a alta demanda por suporte dos estragos feitos pela tempestade, a prefeitura de Maringá informou que o telefone da Ouvidoria Municipal (156) está sobrecarregado. A orientação é para que o contribuinte faça pedidos/denúncias na ouvidoria online http://geoproc.maringa.pr.gov.br:8081/sistema156/. A solicitação é direcionada automaticamente para a secretaria responsável, o que garante mais agilidade no atendimento.

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