Cotidiano

Cratera engole rua inteira em Mandaguaçu, chuvas intensas dificultam obras de reparo

Rede pluvial não suportou o volume das chuvas e cedeu

Redação HojeMais Maringá
22/01/21 às 08h56

Uma infiltração na tubulação da rede pluvial e as chuvas intensas dos últimos dias provocaram o desmoronamento do asfalto da Rua Constante Pinelli, no Jardim Atlântico II, em Mandaguaçu.

Desde a tarde de sexta-feira passada, dia 15 de janeiro, os quase 5 mil moradores e empresários da região estão preocupados com o agravamento da situação.

A prefeitura começou as obras de contenção no dia seguinte, sábado,16, mas as máquinas estão com dificuldades de trabalhar no terreno encharcado.

A rua, que faz a ligação de pelo menos quatro bairros, está completamente tomada por uma imensa cratera que engoliu calçadas, poste de energia e ameaça as contruções vizinhas. O galpão de uma empresa de equipamentos para supermercados foi interditado. Everton Xavier Santin, empresário no bairro vizinho, Jardim San Rafael, explica que o problema de toda aquela região é estrutual, a rede pluvial não foi planejada com as dimensões necessárias, 

Na sexta-feira (15) o asfalto cedeu e a caixa de contenção da rede pluvial afundou quase 5 metros.

 o asfalto não tem a mínima resistência e o terreno é arenoso, exigindo projetos de engenharia mais minuciosos por parte das loteadoras. 

"Mas nada disso é observado. Os loteamentos são abertos sem a devida fiscalização, com projetos que não obedecem as exigências legais e contam com a conivência do poder público há gerações. Além disso, não há equipamentos públicos como creches, UBS, áreas de lazer,  quem sofre é sempre o contribuinte," desabafa. Por enquanto, a solução definitiva para a questão da rede pluvial parece depender da colaboração do tempo. 

O Secretário de Segurança Pública Mobilidade Urbana e Transporte do município, Alessandro Mansano, esclarece que é preciso uma estiagem para poder dar seguimento a obra que vai ampliar a capacidade de escoamento de água da chuva. 

Há alguns meses, um caminhão acabou enroscado no asfalto que cedeu ao peso. Foram feitos reparos no pavimento, mas não da rede pluvial.


"Já começamos a construção da nova caixa de retenção, estamos empenhados para o mais breve possível liberar a rua para o tráfego, mas precisamos muito que o tempo estabilize, os trabalhos estão acontecendo e não param, mas para finalizar precisamos de bom tempo pois haverá aterro e precisamos de terra firme e seca no .local." explica

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.