Um leitor do HojeMais que precisou de atendimento na saúde pública, registrou a situação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Zona Norte, nesta segunda-feira (23).
Ele relatou que procurou antes a UBS (Unidade Básica de Saúde) Império do Sol, na região da Mandacaru, próximo ao Contorno Norte e após duas horas de espera, foi dispensado. "Eles até me atenderiam, mas nem pela triagem passei e já me dispensaram", disse.
"Fui à UPA Zona Norte e me deparei com mais de 300 pessoas aguardando atendimento. Gente do lado de fora, gente no chão, sentado, em pé... situação muito triste vi alí. Decidi ir embora e procurar outros meios para ser medicado", completou.
Muitos pacientes têm reclamado da demora no atendimento. Há relatos de paciente que já ficou até 12 horas à espera de uma consulta médica na UPA Zona Norte.
A Secretaria de Saúde tem sido questionada sobre a situação e informou que já fez a abertura da UBS Sentinela Pinheiros, para descentralizar o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e que está orientando as pessoas a procurarem as UBS's em casos menos graves, deixando as UPA's para casos mais complexos.
O momento é de grande aumento dos casos respiratórios e de pacientes com sintomas de dengue na cidade. Situação que tem deixado as UPA's lotadas.
A Secretaria fez nesta segunda-feira (23) a recomendação do uso de máscaras no município em ambientes fechados, que incluem o transporte coletivo e as unidades de ensino das redes pública e privada.
A decisão foi tomada após a análise dos dados epidemiológicos no município. Apesar do baixo número de pessoas internadas pela Covid-19 nos hospitais, o aumento de registros de casos positivados da doença em Maringá levou à recomendação sobre o uso das máscaras