AO VIVO
Cotidiano

Leitor envia foto de UPA e mostra realidade com aumento das síndromes respiratórias

Nas últimas semanas, procura por atendimentos nas UPA's de Maringá tem sido acima da média

Redação - HojeMais Maringá
23/05/22 às 16h23
Upas continuam movimentadas em Maringá (Foto: divulgação leitor)

Um leitor do HojeMais que precisou de atendimento na saúde pública, registrou a situação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Zona Norte, nesta segunda-feira (23).

Ele relatou que procurou antes a UBS (Unidade Básica de Saúde) Império do Sol, na região da Mandacaru, próximo ao Contorno Norte e após duas horas de espera, foi dispensado. "Eles até me atenderiam, mas nem pela triagem passei e já me dispensaram", disse.

"Fui à UPA Zona Norte e me deparei com mais de 300 pessoas aguardando atendimento. Gente do lado de fora, gente no chão, sentado, em pé... situação muito triste vi alí. Decidi ir embora e procurar outros meios para ser medicado", completou.

Muitos pacientes têm reclamado da demora no atendimento. Há relatos de paciente que já ficou até 12 horas à espera de uma consulta médica na UPA Zona Norte.

A Secretaria de Saúde tem sido questionada sobre a situação e informou que já fez a abertura da UBS Sentinela Pinheiros, para descentralizar o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e que está orientando as pessoas a procurarem as UBS's em casos menos graves, deixando as UPA's para casos mais complexos.

O momento é de grande aumento dos casos respiratórios e de pacientes com sintomas de dengue na cidade. Situação que tem deixado as UPA's lotadas.

A Secretaria fez nesta segunda-feira (23) a recomendação do uso de máscaras no município em ambientes fechados, que incluem o transporte coletivo e as unidades de ensino das redes pública e privada.

A decisão foi tomada após a análise dos dados epidemiológicos no município. Apesar do baixo número de pessoas internadas pela Covid-19 nos hospitais, o aumento de registros de casos positivados da doença em Maringá levou à recomendação sobre o uso das máscaras

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Amaro de Oliveira / Anderson Lopes
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.