Cotidiano

Número de brasileiros com transtornos mentais preocupa especialistas

“Antes da pandemia, o Brasil tinha o primeiro lugar em prevalência dos transtornos ansiosos e o terceiro lugar em transtornos depressivos”, comenta especialista

Jornal da USP
11/08/22 às 16h03
Foto: Unsplash. Reprodução/Jornal da USP

O aumento no número de brasileiros com transtornos mentais revela uma segunda pandemia vivida pela população. Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), o total de óbitos no País por lesões autoprovocadas dobrou nos últimos 20 anos, passando de 7 mil para 14 mil. A duplicação neste número de mortes no pós-pandemia levanta preocupações com a condição psicológica dos brasileiros.

O índice de deprimidos e ansiosos, que era elevado antes do alastramento da covid-19, cresceu ainda mais após a emergência sanitária. “Antes da pandemia, o Brasil tinha o primeiro lugar em prevalência dos transtornos ansiosos e o terceiro lugar em transtornos depressivos” comenta Vanessa Favaro, psiquiatra e diretora dos Ambulatórios do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Apesar de serem quadros distintos, a presença da depressão associada à ansiedade é apontada como comum, apesar de não ser regra.

O isolamento durante a pandemia da covid-19 também teve impactos diretos na vida dos brasileiros. Para a psiquiatra, nesse período “passamos por muitos fatores estressantes: pessoas que tiveram perdas de familiares pela covid, pessoas que perderam empregos ”. As consequências indiretas, como a falta de socialização de crianças e idosos também, prejudicaram o desenvolvimento mental de uma ampla gama de pessoas. Assim, surgem alterações comportamentais que seguem um caminho de normalização pela pessoa, como sintomas de insônia, irritabilidade, sensação de fadiga, desinteresse e falta de perspectiva.

Prevenção

Mesmo diante de estigmas, Vanessa sinaliza que a busca inicial por ajuda externa, medicamentos ou profissionais de saúde são fundamentais para a saúde do indivíduo. “Eu acho que buscar essa informação e conversa vai permitir que você entenda o ponto em que está, e se precisa de ajuda”, recomenda a professora. “Os transtornos psicológicos atingem todos os grupos de pessoas, de diferentes faixas etárias, gêneros e condições socioeconômicas”, complementa.

O tratamento das comorbidades mentais busca fortalecer mecanismos fragilizados pelo paciente, de modo que o agravamento seja contido. Para isso, o SUS disponibiliza as consultas por teleatendimento, no qual a psicoterapia ocorre através de ferramentas on-line. A psiquiatra indica que “hoje em dia é possível buscar o teleatendimento. Ele já foi, inclusive, muito testado durante a pandemia e funciona bem”, observa Vanessa Favaro.











 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  17/03/24 às 16h36
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Diniz Neto
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2024 - Grupo Agitta de Comunicação.