Cotidiano

Pandemia; Hospital Municipal de Maringá chega a 100% de ocupação

Saúde está transferindo dez leitos de UTI do Municipal para a UTI Zona Sul para pacientes de Covid-19

Com informações da Siacom PMM - Amaro de Oliveira - HojeMais Maringá
25/02/21 às 12h42

A Secretaria de Saúde de Maringá está transferindo dez leitos de UTI do Hospital Municipal, reservados e utilizados por pacientes da forma leve ou moderada da Covid que não precisavam inicialmente de intubação, para a UTI Zona Sul. Nos raros casos em que o quadro de saúde dos pacientes evoluía para uma condição mais grave, eles eram transferidos para UTIs mais complexas.  Com a mudança, o índice de ocupação do hospital está em 93% na UTI Vermelha (pacientes entubados) e 106% na UTI Amarela (paciente suspeitos e pacientes com uso máscara de oxigênio).

“A mudança se deve ao fato de a doença ter atingido um patamar em que a transmissibilidade é altíssima e os pacientes têm chegado aos hospitais com o quadro agravado e necessitando de permanência maior em UTI. Por isso, concluímos que era necessário que estes leitos fossem preparados para atender casos mais complexos, explica o secretário de Saúde Marcelo Puzzi. 

A chegada de novos respiradores e aparelhos enviados pelo Governo do Estado possibilitou a mudança e operacionalização dos leitos mais complexos voltados para os pacientes mais graves e que necessitam de intubação. “Com este agravamento da situação dos pacientes também há exigência de equipes maiores e mais atuantes que antes, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos”, ressalta Puzzi. 

Devido à necessidade destas equipes, as UPAs e UBSs do município passarão por  mudanças no tipo de atendimento ao público e que serão divulgadas até amanhã. Puzzi explica que a transferência e melhor aparelhamento dos leitos de UTI significará melhor atendimento aos pacientes. Por enquanto, as UPA Zona Sul está recebendo pacientes para tratamento semi-intensivo. Até a próxima quarta-feira, ela estará apta a receber os casos mais graves da Covid.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.