A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá) realizou nesta semana, a última audiência pública do PlanMob (Plano de Mobilidade Urbana).
Em Audiência Pública na quinta-feira (26) no auditório Hélio Moreira, foi realizada a apresentação do Plano de Ação e Investimentos e sugestões e respostas a dúvidas da população. “Agradecemos a participação das pessoas e vamos trabalhar para implantar as medidas para melhorar a mobilidade de Maringá”, destacou Gilberto Purpur, secretário de Mobilidade Urbana.
Segundo informações da Semob, o relatório do Plano de Ação tem 122 páginas com o resultado das pesquisas de campo, da participação popular nas audiências e do trabalho dos técnicos nas oficinas, entre outros. Também indica os projetos, valores e formas de captação de recursos a serem feitos até 2033 na mobilidade maringaense.
"São 28 programas com 153 ações e investimento de R$ 1,4 bilhão em curto, médio e longo prazos"
“É um plano da cidade e não só da Prefeitura”, explicou o diretor da empresa mineira Cidade Viva, Ricardo Mendanha, que fez a apresentação. Ele completou que há ações, como obras, campanhas, aprovação de leis e divulgações que serão feitas pelo poder público, empresas, associações, entre outros atores da sociedade civil organizada.
O público fez questionamentos sobre sinalização das vias, conflitos entre tipos de veículos, equipamentos de segurança, transporte público, mudanças nas vias, entre outros.
A finalização e entrega do Plano de Mobilidade para a Prefeitura deve acontecer na metade de julho. Até lá as equipes trabalham no PAIT (Plano de Ação Imediata), Caderno de Bicicletas, Projeto de Lei, Caderno Síntese e Conferência Municipal de Mobilidade, prevista para o dia 9 de julho.