Cotidiano

Prefeito de Cianorte decide seguir decreto do estado, após conversa com governador

Cianorte ainda esteve com o comércio aberto nesta segunda-feira (1), mas com o decreto publicado pela prefeitura, passa a seguir as determinações do Estado a partir desta terça (2)

Amaro de Oliveira - HojeMais Maringá
01/03/21 às 20h34
prefeito de Cianorte, Marco Franzato, decide seguir decreto estadual (Foto: Ascom prefeitura Cianorte)

O município de Cianorte (75 Km de Maringá), que havia decidido seguir seu próprio decreto mantendo o comércio da cidade aberto, e não o anunciado pelo Governo do Estado, na sexta-feira (26), decidiu voltar atrás da decisão na manhã desta segunda-feira (1).

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito Marco Franzato, conversou por telefone pela manhã com o governador Ratinho Junior, e decidiu seguir o decreto do Estado.

Sobre as declarações do prefeito de Maringá Ulisses Maia pelas redes sociais no domingo (28), de que Maringá não receberia ambulância com pacientes de municipios que não estivessem seguindo o decreto estadual, a assessoria informou que isso não motivou nenhuma alteração. "O prefeito é bem alinhado com o governo do Estado e quem determina essas vagas não é Maringá. Aliás, Cianorte praticamente não precisou de Maringá na pandemia toda. E parte dos pacientes que estão em UTIs de Cianorte, são de outras cidades", conforme a assessoria. 

Para passar a seguir o decreto estadual, a prefeitura de Cianorte emitiu um novo decreto nesta segunda-feira (1). Uma possível falta de oxigênio em alguns municípios do Paraná, prevista para os próximos dias, também preocupou e pode ter motivado a mudança de ideia do prefeito. Sobre a falta de oxigênio, o município informou que não chegou a acontecer isso em Cianorte, como foi noticiado em alguns veículos. Por precaução, na iminência de faltar, a prefeitura pediu emprestado de outras cidades, como Campo Mourão, Umuarama, Araruna, Jussara e Terra Boa. A assessoria ainda informou que chegou uma carga nova de oxigênio em Cianorte nesta segunda-feira, e que o município está devolvendo as doações.

O prefeito deu uma entrevista coletiva, onde explica como vai funcionar o novo decreto na cidade, a partir desta terça-feira (2). Veja no link abaixo:

https://fb.watch/3ZcM5KGZY_/

Situação da pandemia em Cianorte

O boletim desta segunda-feira (1) apresentou 72 resultados positivos para a Covid-19 na cidade. Destes, 24 tiveram contato com casos confirmados anteriormente. Os demais desconhecem a forma de contágio (transmissão comunitária).

Foi registrada a morte de um homem de 45 anos, sem comorbidades, que estava internado em Ubiratã, desde o dia 25 de fevereiro. Ele morreu nesta segunda-feira.

Cianorte já regitrou 51 óbitos por complicações com a Covid-19 desde o início da pandemia e 4.160 casos.

A prefeitura informou que a Central de Agravos Respiratórios, que funciona no Centro de Eventos Yoshito Mori, passou a atender 24 horas, para desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com o aumento dos casos. Antes, a Central de Agravos atendia 12h por dia. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.