O Procon e a Vigilância Sanitária de Maringá fizeram uma vistoria surpresa no Terminal Intermodal, na manhã desta quinta-feira (26). A fiscalização foi para verificar se concessionária TCCC (Transporte Coletivo Cidade Canção) cumpre com as medidas impostas no decreto municipal, em prevenção ao coronavirus.
Foram verificados o fluxo de passageiros nos ônibus e filas, linhas circulando, higienização dos ônibus depois que chegam e os passageiros descem, entre outras situações - como a lotação dos veículos na cidade.
"As equipes constataram falhas pontuais no volume de passageiros de algumas linhas e a falha na higienização de ônibus no momento de pico", explicou diretor do Procon, Geison Ferdinandi.
Os fiscais farão um relatório e a diretoria do Procon vai notificar a empresa para corrigir falhas. Fiscais filmaram o desembarque dos passageiros e contaram quantas pessoas estavam dentro dos veículos. Depois, eles compararam com a capacidade do ônibus. O decreto determina que os ônibus circulem com 50% da capacidade máxima para evitar aglomerações. As vistorias vão continuar em outros dias, inclusive, em outros horários.
Também foi verificado que no começo da vistoria, nesta quinta-feira, não havia funcionários da empresa fazendo higienização no terminal - o que só começou a acontecer mais tarde. O serviço preventivo, segundo a prefeitura, precisa ser permanente pelo grande fluxo de passageiros que pegam nas barras de segurança dos ônibus, nas catracas e poltronas.
Os passageiros que desembarcavam dos ônibus demonstravam apoio aos fiscais, assim como aqueles que estavam dentro dos veículos. Eles indicaram as linhas que circulam lotadas e pediram que prefeitura cobre para que a empresa cumpa com as medidas de prevenção.
Denúncias de irregularidades podem ser feitas nos telefones 151 ou 3293-8150. Há também WhatsApp disponível em (44) 98402-0278 ou 98402-0273.