Cotidiano

Prefeitura realiza reunião com TCCC e discute mudanças no transporte

Greve dos motoristas, situação econômica da empresa com o impacto da pandemia e mudanças tecnológicas que afetam o setor, foram debatidos

Amaro de Oliveira - HojeMais Maringá
10/02/21 às 19h34

Em uma reunião na manhã desta quarta-feira (10) em Maringá, a prefeitura por meio de uma comissão de mobilidade urbana debateu com a empresa TCCC (Transporte Coletivo Cidade Canção), o futuro do sistema de transporte público na cidade. Além da greve dos motoristas que está em andamento, foram debatidas  situações como o sistema futuro diante do impacto econômico e mudanças tecnológicas que afetam o setor.

Entre os temas abordados na reunião estavam o impacto do coronavírus, indenização para concessionária, subsídios, manutenção dos serviços, manutenção da tarifa baseada nos quilômetros rodados, congelar ou reduzir a tarifa, comparação com sistema em outras cidades, entre outras medidas técnicas.

Do lado da TCCC, foram comentadas as ações que empresa têm contra a prefeitura, relacionadas ao desequilíbrio econômico e pelos efeitos da pandemia de coronavírus. Diretores revelaram que empresa está em dificuldades financeiras e precisa de ajuda. Já recorreram a bancos e financiamentos e precisam de apoio para realizar o pagamento dos funcionários em março e evitar movimentos grevistas como o atual.

A Comissão da prefeitura informou que vai definir um grupo de contadores para fazer avaliação na prestação de contas que a concessionária entregou na terça-feira (09). O grupo também deve opinar sobre a forma de apoio que o município pode oferecer à empresa de transporte, conforme contrato existente, assinado em 2011 e que vale até 2031, renovável por mais 20 anos.

Segundo a prefeitura, desde que assumiu em 2017, o prefeito Ulisses Maia tem realizado melhorias no sistema de transporte coletivo em Maringá, cumprindo promessas de campanha. Os maringaenses consideram cara a passagem de ônibus. O valor poderia estar ainda mais alto se não fosse essa atuação da prefeitura, em não permitir reajuste solicitados pela empresa desde 2017, além de exigir melhorias na frota, de acordo com a comissão de mobilidade urbana.

A reunião contou com os diretores da concessionária TCCC, Roberto Jacomelli e Paulo Bongiovanni.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.