AO VIVO
Cotidiano

Semob unifica dados sobre acidentes e mortes no trânsito com outros órgãos

Todos os setores trabalham com os mesmos números e conseguem identificar quais situações precisam de ações preventivas pontuais

Diretoria de Comunicação - Redação - HojeMais Maringá
31/03/22 às 16h41

O PVT (Projeto Vida Pelo Trânsito) apresentou na manhã desta quinta-feira (31), na UEM (Universidade Estadual de Maringá), dados de acidentes e mortes no trânsito da cidade em 2021. A apresentação foi feita pelo gerente de Educação de Trânsito, da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Rafael Martins. “Analisamos todos os acidentes com vítimas fatais”, comenta Martins. “Buscamos descobrir as causas e assim criar ações, campanhas e projetos que visem a redução de vítimas fatais nos acidentes”. 

O PVT é formado por órgãos de segurança e do trânsito. Desde 2019 o grupo trabalha para unificar os dados das mortes no trânsito maringaense. Assim, todos trabalham com os mesmos números e conseguem identificar quais situações precisam de ações preventivas pontuais. 

A apresentação de hoje mostrou que houve queda de 13,6% no número de mortes em 2021 em relação a 2020. No ano passado foram registrados 2.938 acidentes no trânsito, sendo 2.669 acidentes com vítimas, com 38 mortes. O número de acidentes com vítimas fatais foi 8% maior que em 2020. 

Das mortes, 55% foram de motociclistas, dos quais, 60% estavam com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) irregular ou não tinham o documento. A Semob e a Polícia Militar tem realizado  blitze conjuntas visando a vistoria de motocicletas. Inclusive com apreensões de motos sem documentação. 

As vias com maior número de acidentes fatais foram o Contorno Sul e marginais do Contorno Norte e a avenida Tuiuti. Também foram registradas as mortes de quatro ciclistas e cinco pedestres. 

O relatório tem ainda dados sobre acidentes em cruzamentos, atendimentos em hospitais, faixa etária das mortes, dias e períodos que aconteceram, entre outros. 

Participam do Projeto Vida no Trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação, a 15° Regional da Saúde, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, o SAMU, a UEM, a Ordem dos Advogados do Brasil, Detran, o Núcleo Regional de Educação, o DER, o IML.

Projeto Vida no Trânsito apresentou dados unificados sobre acidentes ocorridos em 2021 (Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Amaro de Oliveira / Anderson Lopes
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.