Cotidiano

Técnica de enfermagem que perdeu o pai pela Covid-19 será a primeira servidora a ser vacinada

Chegada da vacina. Ana Paula de Oliveira Machado será vacinada em seu local de trabalho; no Hospital Municipal. Outros quatro servidores serão vacinados solenemente

Amaro de Oliveira e Victor Faria - HojeMais Maringá
19/01/21 às 12h55
Ana Paula trabalha há quatro anos no HM. Atualmente na UTI Covid. (Foto: PMM)

A técnica de enfermagem do Hospital Municipal, Ana Paula de Oliveira Machado, 36 anos, será a primeira servidora de Maringá a receber a vacina contra o coronavírus. Se já não bastasse estar na linha de frente de enfrentamento à doença, ao lado de outros profissionais, Ana Paula viveu o drama causado pela Covid-19, na própria família. Ela ajudou a cuidar do pai, que infelizmente morreu vítima da doença.

Outros quatro servidores também serão vacinados em cerimônia no Hospital Municipal, às 14h. 

As doses já chegaram em um  helicóptero com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, no Aeroporto Regional de Maringá, que foi recebido pelo prefeito Ulisses Maia. O momento de chegada da vacina, foi registrado pela imprensa.

Um comboio percorrerá ruas populares da cidade, em direção ao Hospital Municipal, para a cerimônia de abertura da campanha. 

Segundo a prefeitura, nesta primeira etapa da primeira fase, 5.185 pessoas serão imunizadas. São profissionais da saúde atuantes na linha de frente, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos. 

O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, disse que a escolha das cinco pessoas, é pelo fato delas fazerem parte do grupo maior indicado pelo Ministério da Saúde e em razão também delas fazerem parte dos servidores que estão na linha de frente da doença. Simbolicamente é o reconhecimento a todos os profissionais que fazem parte desse trabalho e que serão vacinados nesta primeira etapa.

Vacinação

Por volta das 14h05, o  prefeito Ulisses Maia chegou ao Hospital Municipal para a vacinação dos cinco primeiros servidores. Ana Paula recebeu a vacina por volta das 14h30. A técnica de enfermagem trabalha no Hospital Municipal há 4 anos. Na linha de frente da pandemia, atuando na UTI Covid há onze meses, ela disse que jamais imaginou que cuidaria de seu pai em um dos leitos. Ela estava ao lado do pai quando ele faleceu, no dia 13 de dezembro de 2020. "Hoje pra mim foi um misto de alegria e tristeza. Alegria pela chegada da vacina e tristeza pela morte de meu pai. Foram dias de luta e dias de glória. Essa primeira dose é em homenagem ao meu pai. Ele não está mais aqui, mas deve estar orgulhoso de mim", disse a técnica de enfermagem. 

Os outros quatro servidores vacinados são: Marlene Garcia Dias, de 49 anos, Maria Lucia da Costa Silveira, 54 anos, Ricardo Viana da Cunha, 40 anos e a médica Ana Cristina Medeiros Gurgel, servidora da 15ª Regional de Saúde.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM COTIDIANO
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.