Cultura

Artistas e público voltam a se encontrar em Maringá

Com flexibilização e nova portaria, que amplia o número de pessoas nos palcos, a prefeitura estimula o retorno gradual das atividades presenciais de cultura

Redação HojeMais Maringá
20/09/21 às 15h00

A Covid-19 suspendeu a maior parte das ações culturais de forma presencial ainda no primeiro semestre de 2020. A partir de 2021, a gestão Ulisses Maia, por meio da Secretaria de Cultura, começou a reabertura gradual dos espaços. Esta semana começa com uma novidade. Portaria do município amplia o número de pessoas nos palcos. Confira as regras no PDF anexo.


As atividades culturais retornaram no começo do ano, quando as bibliotecas de Maringá voltaram a realizar empréstimos e devoluções. Posteriormente, o “Convite às Artes Visuais” passou a receber público com exposições artísticas no teatro Calil Haddad. 


Agora, em setembro, parte dos demais “Convites” voltaram. São eles: “Convite ao Teatro”, “Convite à Música” e “Convite ao Cinema”, todos com entrada gratuita. Com isso, em setembro, após mais de 1 ano com ações de forma online, artistas e público tornaram a se encontrar nos teatros e espaços culturais da cidade.


O secretário de Cultura, Victor Simião, diz que o número de pessoas participando das ações tem sido maior do que o previsto. “Nesse momento de pandemia, seis eventos culturais da Prefeitura já mobilizaram em torno de 500 pessoas. Visto que ainda é um período de retomada, em que não está autorizada a lotação total, estamos felizes”. Ele complementa que, nos últimos dias, o público pôde conferir música, teatro infantil e filmes, sempre de qualidade. 


A Cultura prepara para os próximos dias a volta do “Convite à Dança”. Simião lembra que, aos poucos, Maringá volta a ter a efervescência cultural já conhecida, e o planejamento indica a programação dos “Convites” de segunda a sábado. Às segundas, será on-line no canal do Youtube da Secretaria de Cultura. Ao longo dos outros dias haverá programação presencial nos teatros Reviver Magó e Barracão, bem como no auditório Hélio Moreira.  


A Cultura também prepara para os próximos meses atividades como “Garagem da Juventude”, “Semana do Hip-Hop” e “Festival Afro-brasileiro” em pareceria com a Secretaria da Juventude e Cidadania. Também estão programadas ações como a exposição “Arte Ponto a Ponto”, “Seminário de Arte Contemporânea”, “Expresso Cultural”, “Arte nos Parques e Praças”, “Virada Cultural” e “Festa Literária Internacional de Maringá”.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.