Há 25 anos, precisamente no dia 26 de junho, o mundo acompanhava as cartas enviadas para que o pequeno Harry embarcasse na plataforma 9 3/4 e visse o mundo mágico de Hogwarts pela primeira vez. Antes mesmo de ter a personagem eternizada pela performance do ainda jovem Daniel Radcliffe, no filme homônimo de 2001, leitores do mundo se deleitavam com a obra "A Pedra Filosofal". É fato, com a obra, J.K. Rowling teve sua contribuição para revolucionar a Cultura Pop dos anos 2000.
O livro narra as aventuras de Harry Potter e seus dois amigos, Roney Weasley e Hermione Granger, na tentativa de barrar o retorno de Voldemort - aquele que não deve ser nomeado. No mundo mágico de Harry Potter, o impossível passa a ser tangível aos olhos de quem acompanha cada parágrafo da obra. As escadas se movimentam. Os quadros conversam e, com uma varinha e um pouco de estudo, tudo fica palpável.
O mundo fantástico, além de uma série de filmes, garantiu mais de 120 milhões de cópias vendidas ao redor do globo, somente na primeira das sete obras que foram lançadas. O livro, estima-se, é um dos mais vendidos de todos os tempos, dividindo a lista com clássicos como Dom Quixote (Miguel de Cervantes) e Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll). O sucesso foi tanto, que grupos de jovens fãs, denominados Potterheads, passaram a estudar as obras e criar universos paralelos.
Conheça a série completa:
- A Pedra Filosofal
- A Câmara Secreta
- O Prisioneiro de Askaban
- O Cálice de Fogo
- A Ordem da Fênix
- O Enigma do Príncipe
- As Relíquias da Morte
Rowling teve a ideia do primeiro livro em uma estação, enquanto esperava o trem. Depois de escrever a obra, apresentou o livro a diversas editoras, a única que aceitou orientou que ela colocasse as iniciais do nome e o sobrenome, para que não parecesse que foi uma mulher que escreveu. Com o sucesso, as adaptações no cinema e a construção de império alicerçado na literatura.
No decorrer das sete obras, os leitores mergulham nos dilemas de Harry, que perdeu os pais na batalha contra Voldemort. Em a Pedra Filosofal, o início dessa jornada, onde os leitores conhecem e entendem um pouco sobre o mundo mágico e como são divididas as Casas de Hogwarts. Com os lançamentos dos filmes, o mundo parou para acompanhar a Segunda Guerra Bruxa.
Atualmente, após o fim da série de Harry Potter, o cinema apresenta a série "Animais Fantásticos e Onde Habitam" - que chegou ao seu terceiro filme -, além de peças na Brodaway e Fan Films, realizados pelos Poterheads que estudaram a obra e fizeram filmes "não oficiais". Em celebração aos 25 anos da obra, veja alguns Fan Films desenvolvidos por fãs e que ajudam a alimentar o universo Potter.