Cultura

Jamil Snege inspira novo single de Dario Julio & Os Franciscanos

“O destino é nocivo à tribo; a carreira é nociva a você” 

Redação HojeMais Maringá - Dary Jr
28/05/21 às 14h50
É Preciso Coragem (Arte: Kassio Guaraná)

O psicólogo estadunidense Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) defendia a possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. Para ele, o livre arbítrio era uma ilusão.

Já o escritor curitibano Jamil Snege (1939-2003), tão sensível quanto irreverente, alertava para a ilusão do controle: “O destino é nocivo à tribo; a carreira é nociva a você”.

O choque de ideias distintas produziu uma obra mais acessível, que dialoga com o horror da pandemia e os novos/velhos dramas existenciais: “É Preciso Coragem” , primeiro single do segundo álbum de Dario Julio & Os Franciscanos.

A canção é o cartão de boas-vindas de “Suíte Bipolar em Dó Maior” , título do novo disco. Dario Julio & Os Franciscanos tem nome de banda, mas é um projeto solo do cantor e compositor Dary Esteves Jr. (Terminal Guadalupe, Esteves & Nadal).

“No disco de estreia, ‘O Menino Velho da Fronteira’ , a estética era de radinho de pilha, anos 1970, uma trilha sonora de reminiscências. Agora, o salto é de duas décadas, mais rock alternativo”, diz o cantautor pantaneiro radicado em Curitiba.

Bruno Sguissardi, da banda Anacrônica, produziu o álbum e tocou piano, teclado, guitarra e baixo. A bateria ficou a cargo de Ivan Rodrigues, figura onipresente do instrumento na cena local.

“É Preciso Coragem” chega às plataformas digitais com um lado B, a balada belchioriana “Phillip Long Blues” . Já o álbum “Suíte Bipolar em Dó Maior”, uma obra em seis peças, todas compostas por Dary, está previsto para julho.

Dary Esteves Jr (Foto: Leticia Tullio)

Outros projetos

Ao lado de Paulo de Nadal, da banda Mordida, Dary lançou em 2020 a dupla Esteves & Nadal, pop de refrão ensolarado. O primeiro disco cheio sai ainda em 2021.

Terminal Guadalupe, sua banda mais conhecida, extinta em 2011, volta com um álbum de músicas inéditas no ano que vem. A gravação começa em breve e será remota: exceto Dary, todos os integrantes moram na Europa. 

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.