Economia

Falta de chuva prejudica 2ª safra de milho na região

Estiagem já dura quase um mês e em algumas lavouras já se pode falar em perdas

Amaro de Oliveira - HojeMais Maringá
17/04/21 às 13h52

A falta de chuvas já está prejudicando a 2ª safra de milho no Paraná, plantada recentemente. Em algumas regiões, como no oeste, por exemplo, ainda havia produtores no campo semeando milho na última semana, de acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural) da Secretaria de Estado da Agricultura.

O órgão informou que o percentual de áreas classificadas como boas, diante da situação, diminuiu de 92% para 76% nos últimos dias. Áreas que estão em condições médias, eram 7%, agora são 21%. As lavouras mais prejudicadas com a estiagem, aquelas consideradas ruins, passaram de 1%, para 3%.

Em algumas situações pontuais, de acordo com o empresário do ramo cerealista, Jair Benália, o milho safrinha está sentindo os impactos da falta de chuva, no noroeste do Paraná.

Com sinais de déficit hídrico identificados no noroeste do Paraná, pode haver perdas. "Visualmente a planta pode estar verde, mas o potencial de produção dessas lavouras, já está bastante comprometido. Uma chuvinha aqui outra ali, não tem resolvido o problema diante do longo período sem uma chuva mais significativa. É fatal que teremos na nossa região, uma perda de produção, mas essa não é a realidade do Brasil. As condições das lavouras no país são regulares, porque muitas outras regiões produtoras estão com as chuvas dentro da normalidade", disse.

Tratamentos

Os produtores precisam ficar atentos com os cuidados necessários com a planta a partir do início de qualquer chuva, e fazer os tratamentos para o milho que já está plantado, porque  qualquer produção que ele tiver, vai ser compensado no preço. "Não podemos prever o dia de amanhã, mas temos de ter atitudes diante das boas expectativas. A gente não controla o clima, mas se Deus permitir que as chuvas venham, o agricultor tem de fazer a lição de casa, no controle de pragas e doenças, pra poder aferir qualquer produção possível no milho dessa safra 2021", completou Benália.

Jair Benália é empresário do setor e especialista em análise de produção agrícola (Foto: HojeMais Maringá)

Previsão

Os volumes de chuvas previstos até o início da próxima semana no Paraná são relativamente baixos, inferiores à média histórica para o período, segundo Institutos Climatológicos. Grande parte do Paraná deve ter precipitações de cerca de 10 milímetros no início dessa próxima semana.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Kris Schornobay / Amaro de Oliveira
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.