Na semana que antecede a colheita em algumas propriedades mais avançadas, como algumas na zona agrícola ao norte de Maringá, as chuvas ocorreram na maioria dos municípios, com exceção de Floraí, Ivatuba e Lobato. As precipitações variaram de 5 mm no município de Astorga, 8 mm em Ângulo, Floresta e Munhoz de Mello, 38 mm em São Jorge do Ivaí e 100 mm em Doutor Camargo.
De acordo com o boletim semanal do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural - Paraná) houve predominância de tempo quente e úmido. As temperaturas oscilaram entre 17 a 36 ºC na maioria dos municípios.
Em grande parte das lavouras já é possível notar o início da formação dos grãos de soja e seu enchimento. As plantas apresentam desenvolvimento satisfatório, no geral. No município de Lobato o estresse fisiológico, provocado por veranico, tem se agravado. No município de Mandaguaçu também há relatos de algumas lavouras prejudicadas pelo déficit hídrico. Os estádios de desenvolvimento das lavouras nessas regiões encontram-se entre o R2 (Uma flor aberta em um dos dois nós superiores na haste principal com folha completamente desenvolvida), com 63 DAE, até R5.3 (Enchimento de grãos (26 a 50% de granação) em um
dos quatro nós superiores na haste principal), com 78 DAE.
Pragas
O MIP (monitoramento de pragas) é realizado semanalmente em 25 propriedades
denominadas URS (Unidades de Referência). Utiliza-se como ferramenta o pano de batida e vistorias em plantas. O monitoramento desta semana regsitrou a presença de ácaros, vaquinhas, tripes, lagartas da soja, lagartas spodoptera, lagartas falsa-medideira e do grupo Heliothinae, percevejo marrom e percevejo barriga-verde em vários municípios.
De acordo com o IDR - PR, Foi necessário realizar o controle de percevejo nos municípios de Floraí, Floresta, Lobato, Munhoz de Mello, Ourizona e Sarandi por atingir níveis superiores ao de controle (2,0 percevejos/m), em sua maioria ninfas de 3º a 5º ínstar. No município de Astorga houve necessidade de intervir no controle de ácaro.
A desfolha das plantas de soja encontra-se inferior a 1% até 15%, sendo inferior a 1% em Lobato, Mandaguaçu e Sarandi; 3 a 5% em Ângulo, Astorga, Iguaraçu, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello e São Jorge do Ivaí; 5 a 10% em Atalaia, Doutor Camargo, Ivatuba e Ourizona; e 10 a 15% em Floresta e Itambé.
Pragas encontradas:
Pragas foram encontradas em lavouras dos municípios de Ângulo, Astorga, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Itambé, Ivatuba, Iguaraçu, Mandaguaçu, Maringá, Ourizona e São Jorge do Ivaí. Foram constatados a presença de
alguns inimigos naturais, como abelhas, aranhas, geocoris, tropiconabis, Calida sp.;
reduvídeos; mosca sirfídea; carabeídeos predadores; mosca tachnidea, joaninha,
tesourinha, lebia e formiga.