AO VIVO
Economia

Remineralizador é tema de evento a partir de quarta (4) em Maringá

O renomado pesquisador Eder de Souza Martins é um dos destaques do evento

Redação - HojeMais Maringá
04/05/22 às 10h37

Diante do cenário de incertezas com relação aos fertilizantes, o setor do agronegócio tem buscado alternativas para substituir os produtos importados. Uma delas, muito comum em nossa região por sinal, é o remineralizador, no passado mais conhecido como pó de rocha.

E justamente para trazer mais conhecimento à sociedade sobre o tema o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) – Iapar – Emater, em parceria com Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Centro Universitário Uningá, Associação Brasileira dos Produtores de Remineralizadores de Solo e Fertilizantes Naturais (ABREFEN) e a Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea) promovem, entre os dias 4 e 6 de maio, o “Workshop: Rochas Silicáticas para o Uso como Remineralizadores de Solos na Agricultura Sustentável”.

Será no auditório da Uningá, entre às 8 e 17 horas, com entrada gratuita. Ele também será transmitido de forma online (acesse o link abaixo).   
 
O evento terá como atração principal o doutor em geologia pela Universidade de Brasília, Eder de Souza Martins. Pesquisador da Embrapa Cerrados, desde 1997, e professor e orientador de pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais na UnB. Trabalha nos campos de pesquisa sobre Fisiologia da Paisagem, Agrominerais Regionais e Zoneamento Agrogeológico.

Publicou mais de 150 artigos completos em periódicos científicos, organizou três livros e participou em outros 25 capítulos de livros. Foi responsável pela organização de eventos na área de solos e nas três edições do “Congresso Brasileiro de Rochagem”, em 1999, 2013 e 2016. Coordenou cinco projetos sobre caracterização de agrominerais silicáticos, desde 1999. 

Renato Yagi, pesquisador da área de solos do IDR será outro destaque. Ele vai abordar o tema “Remineralizadores no Estado do Paraná”. De acordo com o coordenador de Fruticultura do Paraná e organizador do evento, Eduardo Augustinho dos Santos, os remineralizadores de solo ou pós de rocha, são insumos estratégicos que fazem com que ocorra uma maior disponibilização de nutrientes de plantas fixados ao solo, sendo utilizados inclusive para repor alguns macros e micronutrientes para as plantas.

“Ao longo do tempo os remineralizadores podem trazer inúmeros benefícios quando se pensa em agricultura sustentável, principalmente fixação de carbono com a liberação do silício, muito comum nas rochas basálticas, responsáveis pela alta fertilidade dos solos de nossa região. Existem agricultores com histórico de uso de 16 anos mantendo produtividades elevadas”, revelou, frisando que, por aqui, tal insumo tem sido bastante utilizado na produção de frutas e também na horticultura, em especial, banana, pitaya e uva. “Importante ressaltar que empresas da nossa região são pioneiras na extração dos remineralizadores”. 

O workshop traz um conteúdo técnico de alto nível para agricultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, estudantes, professores e empresários. “Será uma oportunidade ímpar para apresentar as potencialidades deste insumo na agricultura, discutir e entender melhor a função dos remineralizadores.

Inclusive vão ser apresentados trabalhos científicos que mostram as recomendações e também o reconhecimento geológico das principais rochas do estado. Ainda está prevista (na sexta-feira) uma visita técnica a uma mineradora, onde vamos conhecer a parte geológica e o produto final”, completou Santos.

Realização
O evento também conta com o apoio do Centro Universitário Uningá, Embrapa Cerrados, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Faculdade de Engenharias e Arquitetura (FEITEP), Sindicato Rural de Maringá, Prefeitura de Maringá, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM), Agro Uningá Consultoria, Unicesumar, Sociedade Rural de Maringá (SRM), ANPEF e SENGE-PR.   

Assista o evento: https://youtu.be/-KTn2PXjM7g  

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Maringá PR
Franqueado:
SPOT COMUNICACAO DIGITAL LTDA
37.794.547/0001-16
Editor responsável:
Victor Faria / Amaro de Oliveira / Anderson Lopes
contato@mga.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.