Faltando 11 dias para as eleições deste ano, cerca de 99,3% dos candidatos a vereador em Maringá estão com as candidaturas julgadas pela justiça eleitoral. Dos 414 candidatos ao cargo, 398 tiveram as candidaturas deferidas, outros oito renunciaram do pleito deste ano, cinco tiveram a candidatura indeferida pela justiça e entraram com recursos. Resta a análise da candidatura de três postulantes ao legislativo maringaense, que constam como pendente de julgamento.
Renunciaram da candidatura os candidatos Ademir Vanzo (PSD), Adriana Candil (PT), Compadre Antônio Luiz (PSB), Fernanda Trautwein (Avante), Juarez Firmino (PODE), Patrícia Lima (PRTB), Toninho da Sapataria (PRTB) e Rodrigo Rotta Valério (PSDB). Esses oito candidatos, embora tenham sido convencionados pelos próprios partidos e feito o cadastro para participar das eleições, não terão - sequer - o nome nas urnas.
A justiça indeferiu a candidatura de cinco candidatos: Cícero Jabá (PT), Regina Zeladora (PSD), Dori Jardim São Jorge (PRTB), Fernanda de França (MDB) e John (PP). Todos esses candidatos entraram com recursos para reverter a decisão da justiça eleitoral. Os únicos três candidatos que seguem com o status de "pendente de julgamento", são: Dr. Jamal (PSB), Marcelo Machado (PTC) e Toninho Sanenge (PL).
Dos candidatos ao executivo municipal, nenhuma candidatura foi indeferida até o momento. A justiça deferiu os pedidos de candidatura de 12 candidatos. O candidato à reeleição, Ulisses Maia (PSD), é o único que ainda consta como "pendente de julgamento". O candidato à vice-prefeitura, Edson Scabora (MDB), segue com o mesmo status do cabeça de chapa.